Nesta segunda-feira, 11, acontece em Campinas, a partir das 19h, o debate 1917: o ano que abalou o mundo – atualidade da Revolução Russa, com Gilberto Maringoni e Valério Arcary (foto).

Maringoni é Jornalista, cartunista e professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC). Também é diretor da Fundação Lauro Campos e foi candidato do PSOL ao governo de São Paulo (2014), além de ser autor de doze livros. Valério Arcary é doutor em História pela USP, professor titular aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e autor de vários livros. Arcary também foi fundador do Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista (MAIS) e hoje é de sua direção nacional, no PSOL.

A Revolução Russa, ocorrida há exatos 100 anos, é considerada a maior experiência revolucionária da história da humanidade. Trabalhadoras e trabalhadores, organizados em conselhos populares – chamados de sovietes – em suas fábricas e no campo tomaram o poder político e econômico na Rússia. É um dos maiores acontecimentos histórico e social do século XX e episódio decisivo para os rumos do mundo. Revolução Russa influenciou e inspirou as lutas dos trabalhadores em todo mundo e permitiu a construção do estado de bem estar social europeu.

1917: o ano que abalou o mundo – atualidade da Revolução Russa
Dia 11, 19h
Local: Avenida Barão de Itapura, 2022, Guanabara.