Cerca de 800 homens do Exército fazem hoje (13) uma ação na favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro. De acordo com o Estado-Maior Conjunto das Operações em Apoio ao Plano Nacional de Segurança Pública, o objetivo é cumprir mandados judiciais de um Inquérito Policial Militar (IPM). A mobilização tenta controlar a violência provocada pela desigualdade social e econômica do país e a falta de políticas públicas para a população.

Para manter a ordem e o estado de sítio, os militares estão recebendo o apoio de veículos blindados e aeronaves. Algumas ruas estão interditadas e os espaços aéreos estão controlados para aeronaves civis nas áreas sobrepostas aos setores de atuação.

Apesar de a comunidade se localizar próximo do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, o controle do espaço aéreo não está interferindo nas voos regulares.

Ainda de acordo com o Estado-Maior Conjunto, as ações estão sendo coordenadas com a Secretaria Estadual de Segurança.(Agência Brasil / Carta Campinas)