O programa Pedagogia da Imagem apresenta nesta segunda e terça-feira, 11 e 12 de dezembro, a Mostra DOC 360° no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas. A programação traz o cinema de Alberto Nasiasene e a produção dos documentários da temporada 2017.

Nesta segunda, 11 de dezembro, a partir das 19h30, o público pode conferir três documentários dirigidos por Alberto Nasiasene – “Encontro de Vladimir Carvalho e Renato Tapajós”, “Autoria Infantojuvenil”, “Expo Raul Pila 2016 em Ação”, e “Sexta semana do audiovisual em Campinas – Seda 2016”, com direção do coletivo de arte educadores da Escola Raul Pila.

Nasiasene é historiador e professor da Rede Municipal de Educação onde ministra aulas de história na EMEF Raul Pila. Desde 2007 se aproximou do Programa Pedagogia da Imagem do Museu da Imagem e do Som de Campinas, e passou a participar das atividades de produção de imagem pelas escolas onde atuou. Ajudou a estruturar a Semana do Cinema Documental e participou da roda de planejamento do Curso DOC360° em 2012.

Na terça-feira, 12 de dezembro, a programação continua com a exibição dos curtas “JEM – Jogos Escolares Municipais – 2017”, “Preâmbulo” e “Candombe, Comparsas e Mocambos”.

Veja abaixo mais detalhes da programação:

11 de dezembro, 19h30

O Cinema de Alberto Nasiasene

“Encontro de Vladimir Carvalho e Renato Tapajós”
O documentário apresenta um diálogo entre Vladimir Carvalho e Renato Tapajós. É o depoimento de dois importantes documentaristas e cineastas brasileiros a respeito das origens do Cinema Novo brasileiro e das novas perspectivas da transição da era da película para a era digital.

Direção: Alberto Nasiasene
Câmera: Alberto Nasiasene
Roteiro: Alberto Nasiasene, Batata, Renato Tapajós, Vladimir Carvalho
Edição: Alberto Nasiasene
Duração: 21 minutos
Campinas, SP, Brasil, 2009

“Autoria infantojuvenil”
O vídeo é mais um episódio da série Minha Escola é Minha Aldeia e tem o foco na autoria infantojuvenil de audiovisuais e de conteúdos próprios da faixa etária, dentro de um projeto pedagógico arrojado de currículo integrado sem hierarquização de componentes curriculares em que o protagonismo das crianças e dos adolescentes é um dos objetivos.

Direção: Alberto Nasiasene
Câmera: Alberto Nasiasene
Roteiro: Alberto Nasiasene e Cíntia Nishida e estudantes
Montagem: Alberto Nasiasene
Duração: 8′
Campinas, SP, Brasil, 2016

“Expo Raul Pila 2016 em ação”

O vídeo é uma apresentação de um dia da Expo Raul Pila 2016 e tenta captar a atmosfera estudantil a partir de um ponto de vista estudantil infantojuvenil. Há um currículo oculto em movimento que o vídeo tenta captar, mas não a partir da visão exclusiva dos educadores e sim da participação ativa dos estudantes de modo que fique evidenciado como um currículo integrado, sem componentes curriculares hierarquizados se traduz no cotidiano escolar a partir da leitura dos estudantes em seu cotidiano em uma escola integral de ensino fundamental.

Direção: Alberto Nasiasene
Câmera: Alberto Nasiasene e coletivo estudantil
Roteiro: Alberto Nasiasene, Caerp e coletivo estudantil
Duração: 26 minutos
Montagem: Alberto Nasiasene
Campinas, SP, Brasil, 2016

“Sexta semana do audiovisual em Campinas – SEDA 2016”

Apresentação, no Museu da Imagem e do Som de Campinas, da temática Educação Libertadora na Sexta Semana do Audiovisual de Campinas 2016. Os autores dos vídeos e animações apresentados vão expor seus trabalhos neste dia, dentro da programação da Seda 2016. Este momento foi o resultado de todo um trabalho de pedagogia da imagem realizado na escola desde 2015.

Direção: Coletivo de Arte Educadores da Escola Raul Pila
Câmera: Alberto Nasiasene
Roteiro: Coletivo de Arte Educadores e estudantes da Escola Raul Pila
Montagem: Alberto Nasiasene
Duração: 16 minutos
Campinas, SP, Brasil, 2016

12 de dezembro, 19h30 – Produção DOC360° 2017

“JEM – Jogos Escolares Municipais – 2017”
Duração: 20’
Equipe: Eduardo Olivi Haddad
Elenco: professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Campinas
Sinopse:
Abordagem dos Jogos Escolares Municipais como parte do processo de formação esportiva e social dos estudantes do ensino fundamental; a avaliação dos jogos na perspectiva de alunos e de professores que participaram de suas atividades.”

“Preâmbulo” 2017
Duração: 13’
Direção: Marcelo Santa Rosa
Sinopse:
Sob a perspectiva de reconhecimento do processo criativo do filme se dar em paralelo com o fazer cotidiano das diversas casas de cultura, museus, artistas e grupos de teatro visitados, o que surge à tela é o ensaio para a estreia do próprio curta-metragem.

“Candombe, Comparsas e Mocambos”
Documentário de Alceu José Estevam que contextualiza a passagem do Grupo Nación Zumbalelé, companhia de comparsa de candombe, sediada na cidade balneária de Salinas, no Uruguai, na Casa de Cultura Tainã, de Campinas.
Produção: Território Livre da Cultura Afro Brasileira e Coletivo do Meio
Direção, Imagens: Alceu José Estevam
Arte: Camila Novaes
Produção executiva: Rosa Sales
Colaboração: Casa de Cultura Tainã
Duração: 28’ 41’’