A última sessão do Cine Resista em 2017 vai exibir o documentário Menino 23 (2016), dirigido por Belisario Franca, no próximo sábado, 16, a partir das 19h, no Centro Cultural Comunitário Amarais. Antes da sessão, a partir das 17h, DJ Diego Mexico aka Mistah faz uma discotecagem a partir de suas pesquisas em diversos estilos, do Garage Rock ao Soul, do Jazz Funk ao Afrobeat, do Reggae ao Hip-Hop.

A programação contará também com apresentação de bike BMX Freestyle com os pilotos Ederson Ferreira (Nenê) e Julio Lemos. O BMX Freestyle é um esporte praticado com bicicletas aro 20. Os pilotos praticam a modalidade Flatland que se caracteriza por manobras radicais praticadas em um piso plano.

O documentário Menino 23 mostra o desenrolar da pesquisa do historiador Sydney Aguilar que descobriu que empresários ligados ao pensamento eugenista (integralistas e nazistas) removeram 50 meninos órfãos do Rio de Janeiro para Campina do Monte Alegre/SP para dez anos de escravidão e isolamento na Fazenda Santa Albertina de Osvaldo Rocha Miranda. Aloísio Silva, um dos sobreviventes, lembra a terrível experiência que escravizou os meninos ao ponto de privá-los do uso de seus nomes, transformando-o no “23”. A investigação culmina com a descoberta de Argemiro, outro sobrevivente do projeto nazista da fazenda Cruzeiro do Sul. Sua trajetória reforça ainda mais como os conceitos de “supremacia branca” e as tentativas de “branqueamento da população” marcaram nossa sociedade deixando sequelas devastadoras até os dias de hoje. Sendo o racismo e – mais ainda – a negação do mesmo, as mais permanentes.

Após a exibição do documentário o Cine Resista sempre realiza um bate papo para a troca de impressões e reflexões sobre o filme.

O Cine Resista vem sendo realizado desde junho de 2017 pelas produtoras Cecília Gomes, Fernanda Viana e Tatiane Malta. Foram realizadas nove sessões de documentários nacionais trazendo a cada mês um documentário nacional para dialogar com temas urgentes. Já foram exibidos: As Filhas da Chiquita (temática LGBTT), 25 de julho: Feminismo Negro contado em 1ª pessoa (feminismo negro), Geração Ritalina (saúde mental), Impasse (mobilidade urbana), Meninas (gravidez na adolescência), Cartas Para Angola (consciência negra e migração). Em dezembro, o cine clube passou a circular por outros espaços com a exibição do documentário Lixo Extraordinário (resíduos sólidos e cooperativas) na Ocupação Mandela, localizada no distrito industrial de Campinas. Em 2018 a ideia das produtoras é seguir em parceria com o Centro Cultural Comunitário Amarais, onde ocorrerá a sessão do dia 16/12 e também em outros bairros e ocupações. Está prevista uma sessão do Cine Resista em janeiro na Vila Soma, em Sumaré.

Cine Resista: 16/12 (sábado)
17h – Discotecagem DJ Diego Mexico aka Mistah e apresentação de BMX Freestyle Flatland com Julio Lemos e Ederson Ferreira.
19h – Exibição de Menino 23. Direção: Belisario Franca. Ano: 2016. Duração: 79′. Classificação indicativa: 10 anos.
Local: Centro Cultural Comunitário Amarais – R. Bento Simões Vieira, 180, Amarais. Campinas.