Os aposentados e pensionistas de Campinas fizeram um protesto ontem, 15, contra o prefeito de Campinas, de Jonas Donizette (PSB) e contra a atual administração do Camprev (Instituto de Previdência do Município de Campinas).

Os aposentados e pensionistas temem que o governo Jonas Donizette destrua as finanças do Camprev como fez com as finanças do município.

No mês de novembro, o Camprev agiu como a Prefeitura de Campinas e não pagou o salário integral dos aposentados que recebem acima de R$ 5,4 mil por mês.

Segundo nota do Camprev, o parcelamento foi necessário porque foram suspensos os efeitos da Lei Complementar 154, de 22 de novembro de 2016, aprovada pela Câmara Municipal, que permitia o uso do superávit financeiro do Fundo Previdenciário do Camprev para realizar os pagamentos, inclusive de servidores da ativa. Para os servidores, a lei colocava em risco a saúde financeira do Camprev.

A lei foi contestada judicialmente pelo sindicato dos servidores do Poder Legislativo e teve seus efeitos suspensos pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A Prefeitura de Campinas informou que buscar reverter a decisão.

O Coletivo de Aposentados e Pensionistas Ação Camprev afirma que há uma má gestão nos recursos da Camprev por parte do governo Jonas Donizettte.

Veja vídeo do protesto: