Várias atividades acontecem em Campinas no Dia da Consciência Negra, celebrado na próxima segunda-feira, 20 de novembro. Na programação estão a 19ª Marcha “Zumbi dos Palmares”, às 10h, na Estação Cultura (Concentração); a IX Sou África em Todos os Sentidos/2017 – Cultura Viva e Patrimônio Cultural: Roda de Jongo na Mãe Preta, das 15h30 às 17h, na Praça da Mãe Preta – Rua Cônego Cipião, 772; e, às 20h, a entrega do Diploma de Honra ao Mérito “Zumbi dos Palmares”, na Câmara Municipal de Campinas. O espetáculo “Romeu e Julieta – Um Musical na Era do Soul” será encenado , também nesta segunda-feira, às 20h, na Concha Acústica do Taquaral, em comemoração ao dia.

Ao longo do mês, vários eventos aconteceram em comemoração ao Mês da Consciência Negra e seguem até o dia 30 de novembro. Além dos debates e discussões sobre o tema, exposições artísticas, oficinas de fotografia, culinária, shows musicais e teatrais.

Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, em 2003 a data foi incluída no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei nº 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Em Campinas, o dia da Consciência Negra foi instituído por meio da Lei nº 11.128 de 14 de janeiro de 2002.

Veja AQUI a programação completa do Mês da Consciência Negra em Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)