Pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi e divulgado pela revista Carta Capital nesta sexta-feira, 17, mostra o ex-presidente Lula com 8 pontos a mais do que a soma de todos os outros candidatos, além de apresentar também a menor rejeição.

De acordo com o levantamento, se as eleições fossem hoje, Lula teria grande chance de vencer com folga no primeiro turno.

 

Segundo os dados, Lula tem 42% de intenções e todos os candidatos apenas 34% . Desses 34%,  deputado Jair Bolsonaro (PSC) aparece em segundo, com 16%. A ex-ministra Marina Silva (Rede) aparece com 7%, seguida de Geraldo Alckmin (PSDB), com 5%, Ciro Gomes (PDT) com 4% e Álvaro Dias (Podemos) e Luciana Genro (PSOL) com 1%. O apresentador Luciano Huck, possível candidato da Rede Globo, não chega a 2%.

Os dados foram divulgados pela revista Carta Capital, que circula neste fim de semana. A pesquisa feita a pedido da  CUT pelo Vox Populi ouviu 2 mil brasileiros, em 118 municípios, entre 27 e 30 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

A pesquisa revela ainda, apesar de todo o ataque da Rede Globo a Lula, que o ex-presidente tem atualmente a menor taxa de rejeição entre os candidatos da pesquisa. São 39% aqueles que não votariam no ex-presidente. Já Bolsonaro não é tolerado por 60%. Os tucanos afundaram de vez: João Doria e Geraldo Alckmin têm os piores índices, com 72% de rejeição. O Sudeste é a região que mais rejeita Lula: 51% dos entrevistados se recusariam a votar nele se as eleições fossem hoje. No Nordeste, o percentual é de apenas 20%. (Mais informações)