A 1ª edição da Virada Sustentável acontece em Campinas no dia 1º de dezembro, sexta-feira, e nos dias 2 e 3 de dezembro, sábado e domingo, com atrações para mostrar ao público como um estilo de vida sustentável pode causar um impacto positivo na sociedade e na cidade.

Durante os três dias de evento, a população terá acesso a mais de 100 atividades, todas de graça, por meio de artes visuais, dança, debates, oficinas, feiras e esportes. Os palcos principais serão o Lago do Café, Parque do Taquaral e Estação Cultura.

Entre as atrações, a Virada Sustentável recebe na Estação Cultura o grupo musical paulista As Bahias e a Cozinha Mineira que possui influências de Gal Costa e do Clube da Esquina e tem como mote na música identificar as formas de expressão das mulheres. No mesmo espaço, será realizada a feira criativa Encontro de Criadores que reunirá mais de 40 artistas, artesãos e criadores nas áreas de moda, arte, perfumaria, design, decoração e gastronomia.

Na Estação Cultura haverá, ainda, o Bazar de Trocas: Seu, Meu, Nosso!, onde o público poderá levar itens como livros, roupas e sapatos que estão sem uso para trocar com outros participantes do evento. O local também terá debates relacionados a questões de urbanidades, gênero e outros temas em pauta na sociedade atual.

A Cultura Cafeeira também terá destaque com o 2º Festival da Cultura Cafeeira de Campinas que acontece nos dias 2 e 3 de dezembro no Museu do Café (Av. Heitor Penteado, s/n. Taquaral), das 10h às 17h, com entrada e estacionamento gratuitos.

Durante os dois dias, o público poderá conferir uma programação com gastronomia (bebidas e comidas à base de café), artesanato regional, moda, palestra, workshop, dança e música.

O Parque do Taquaral contará com uma programação voltada, em sua maioria, para toda a família, com peças teatrais, música e diversas oficinas. Um dos destaques é a apresentação do coro do Projeto Guri, de Jundiaí. O espaço também terá uma Feira de Orgânicos, composta por movimentos como a AMA (Associação de Mulheres Agroecológicas) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra). Além disso, o movimento indígena estará presente com diversas atividades propostas por representantes de diferentes etnias.

Para os interessados em animais de estimação, no sábado e no domingo haverá evento de adoção de animais organizado pela AAAC (Associação de Amigos de Animais de Campinas).

Algumas ações da Virada Sustentável serão viabilizadas pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, como a exposição de fotos Casa de Cultura Fazenda Roseira e os Caminhos de Oxósse e Ossain, que retrata a relação entre a comunidade Jongo Dito Ribeiro e a natureza no processo de ocupação da Casa de Cultura Fazenda Roseira, com fotografias de Neander Heringer.

Em pontos do centro de Campinas, a população poderá apreciar a instalação “Avesso do Silêncio”. Tecida por meio da dança, da música e das artes visuais, a instalação conta com duas bailarinas acompanhadas por um músico. A escolha por uma trama de tecido representa uma metáfora que remete às tramas de pessoas, de histórias, e de passado, presente e futuro, seguindo o percurso do Rio Tanquinho, soterrado nas ruas do centro de Campinas.

Outro destaque do evento será o Live Painting (grafite) O religare com nossas raízes – aprender a manutenção da vida com a matriz indígena. O mural da artista Yara Fulni-ô no Projeto Oca, no Taquaral, visa resgatar o valor da cultura indígena brasileira, a natureza nativa e a maternidade, tendo a vida como tema.

Espalhados por diversos locais da cidade, a Virada também irá promover a 1ª Virada Esportiva Inclusiva, com vivências em esportes adaptados. A ação também será uma forma de celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro.

Veja aqui a programação completa. (Carta Campinas com informações de divulgação)

1ª Virada Sustentável Campinas
Quando: 1º, 2 e 3 de dezembro
Local: Estação Cultura, Parque do Taquaral, Lago do Café e outros pontos da cidade
www.viradasustentavel.org.br