Bia Lessa

Em São Paulo – Nos dias 19 e 20 de novembro, às 16h, o CCBB São Paulo recebe programação sobre a obra-prima “Grande Sertão: Veredas”, clássico da literatura brasileira de João Guimarães Rosa. No domingo (19), a escritora, professora e crítica literária brasileira Noemi Jaffe palestra sobre o autor e seu livro. Já na segunda (20), a diretora Bia Lessa ministra um workshop apresentando as etapas do trabalho de criação e os caminhos percorridos até a transposição final que resultou no espetáculo/instalação “Grande Sertão: Veredas”, que após uma temporada esgotada em São Paulo, no Sesc Consolação, será encenada no Rio de Janeiro, em janeiro, no CCBB. A entrada para os dois eventos é gratuita e a classificação indicativa é de 16 anos. A lotação é de 30 lugares.

Noemi Jaffe é uma escritora, professora e crítica literária brasileira. Doutora em Literatura Brasileira pela USP, dá aulas de Escrita Criativa na Casa do Saber, no curso de Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz e mantém vários grupos particulares. Também trabalha como crítica literária para o jornal Folha de S. Paulo. Seus livros de ficção são: Todas as coisas pequenas (Hedra, 2005), Quando nada está acontecendo (Martins, 2011), O que os cegos estão sonhando? (Ed. 34, 2012), A verdadeira história do alfabeto (Companhia das Letras, 2012) e Írisz: as orquídeas (Companhia das Letras, 2015). Ganhou o Prêmio Brasília de Literatura de 2014 com o livro A verdadeira história do alfabeto.

Bia Lessa é uma artista multifacetada, cineasta, diretora de teatro e ópera, exposições e ganhadora de vários prêmios. Suas obras são exibidas em vários países, como Alemanha, França e EUA. Responsável pelo projeto do Pavilhão Brasileiro na Expo 2000 em Hannover, Mostra Redescobrimento na Bienal SP, Reabertura do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a ópera Il Trovattore, Pavilhão Humanidades 2012 (Rio + 20) e reinauguração dos painéis Guerra e Paz de Candido Portinari na ONU, em Nova Iorque. Dirigiu o espetáculo/instalação Grande Sertão: Veredas.

A programação conta com o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Grande Sertão: Veredas e João Guimarães Rosa
Palestra com Noemi Jaffe
Data: 19 de novembro
Horário:16h
Local: Auditório do CCBB São Paulo – R. Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo
Ingresso: Gratuito
Capacidade: 30 lugares
Classificação indicativa:16 anos

Workshop com Bia Lessa
Data: 20 de novembro
Horário:16h
Local: Auditório do CCBB São Paulo – R. Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo
Ingresso: Gratuito
Capacidade: 30 lugares
Classificação indicativa: 16 anos