No próximo dia 2 de dezembro, às 20h, o grupo Audi Coelum se apresenta no Teatro do Sesi Amoreiras, em Campinas.

O programa é repleto de villancicos que é um gênero de música cultivado na península ibérica e que foi trazido para a América hispânica e portuguesa. As raízes dos villancicos são as canções singelas, de origem popular (das vilas), cuja simplicidade inspirou os compositores eruditos tanto na elaboração de melodias acompanhadas ou harmonizadas, quanto na criação de obras mais complexas, de caráter imitativo e contrapontístico.

Os villancicos surgiram no século XV como cantigas com refrão e ficaram fortemente ligados ao natal. Neste repertório, o grupo também apresenta alguns exemplos diferenciados de villancicos que absorveram ritmos e harmonias próprios dos negros e dos povos andinos.

O concerto tem o intuito de revelar parte de um vasto – e pouco conhecido – repertório musical dos países latino-americanos na época colonial. São obras de europeus, nativos e até escravos, onde o caráter religioso e devocional das composições convive e contrasta com os elementos festivos e jocosos.

Para este concerto, o grupo contará com a presença dos músicos Viviana Casagrandi (soprano), Clarissa Cabral (mezzo-soprano), Guga Costa (tenor), Ruben Araújo (tenor), Sabah Teixeira (baixo/barítono), Marcus Held e Alexandre Cruz (violino barroco), Luciana Castillo (flauta doce), Pedro Augusto Diniz (cravo/espineta), Iara Ungarelli (viola da gamba). Regência, pesquisa e direção musical de Roberto Rodrigues.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica
Soprano: Viviana Casagrandi | Mezzo-soprano: Clarissa Cabral | Haute-contre: Guga Costa | Tenor: Ruben Araújo | Baixo/barítono: Sabah Teixeira | Violino: Alexandre Cruz | Violino: Marcus Held | Flauta doce: Luciana Castillo | Cravo: Pedro Augusto Diniz | Viola de gamba: Iara Ungarelli | Regência, pesquisa e direção musical: Roberto Rodrigues

Concerto América Barroca
Com o grupo paulistano Audi Coelum
Sábado, 2 de dezembro, 20h
Local: Teatro do SESI Amoreiras
Avenida das Amoreiras, 45 – Parque Itália – Campinas/SP
Entrada: gratuita
Duração: 60 minutos
Classificação: livre

Programa/Obras Selecionadas:
1. Ay andar, andar – Juan de Araujo
2. A cantar un villancico – Roque Ceruti
3. Matais de Incêndios – anônimo
4. A este sol peregrino – Tomás de Torrejón y Velasco
5. Ay, que dolor! – Joan Cererols
6. Una Escuela de muchachos – Manuel José de Quirós
7. Pastoretta Ychepe flauta – anônimo
8. Retirada del Emperador de los Dominicos de España – Domenico Zipoli
9. Convidando está la noche – Juan Garcia de Zéspedes
11. Los coflades de la stleya – Juan de Araujo
12. Toquen as sonajas – Gaspar Fernandez
Duração aproximada: 60 minutos