Quando se vai viajar sempre se pensa nos melhores momentos, mas sempre tem o cansaço da locomoção e outros perrengues. Seja dirigindo, em um avião, ônibus ou trem, longas viagens trazem muito desconforto, ao passageiro, incluindo mudanças no humor e fadiga.

Quanto mais você viaja pior a sensação de desconforto com o fuso horário (o conhecido jet lag), já que cruzando longos espaços, o ciclo biológico do corpo fica sem sincronia com o ambiente externo, provocando alterações no funcionamento do organismo. Mas existem algumas maneiras de compensar os efeitos do cansaço da viagem. Seguem algumas dicas recomendadas por especialistas.

1 – Escolher bem o meio de transporte: a depender de qual sejam os planos e a distância a ser percorrida é bom pensar em quais são as melhores alternativas para o seu roteiro. Se você vai passar poucos dias e se trata de uma viagem curta é uma boa opção é o aluguel de um carro, que já vem com o seguro incluído, revisão completa, documentos em dia e tanque cheio. Assim depende de você resolver todas essas questões na semana anterior. Se são distâncias muito longas a melhor opção sempre vai ser o avião. Apesar de todo o stress que são os aeroportos ainda é a opção mais rápida que existe. Trens e ônibus são uma boa pedida também se é o caso de você passar mais tempo e não compensar um longo aluguel de automóvel.

2- Ativar a circulação: se você está viajando de avião, ônibus ou trem, é importante que você periodicamente levante e caminhe pelo corredor. Estique as pernas e faça leves alongamentos. Enquanto sentada é importante também movimentar as mãos e pulsos, e os pés e tornozelos para melhorar as articulações. Tudo isso ajuda a diminuir o cansaço ao chegar ao seu destino. Se o seu meio de transporte é um carro, pense sempre nos tempos de estrada para que você pare a cada duas ou três horas para se alongar, comer, ir ao banheiro. Mais que isso prejudica ao corpo e nos deixa mais cansados. Se der sono, pare o carro no primeiro posto e descanse um pouco.

3- Adaptar o relógio biológico: uma semana antes da viagem procure saber qual o horário do lugar para onde você está indo e ajuste o relógio uma hora mais cedo ou mais tarde. Com isso você ajuda o seu relógio biológico a se aproximar ao horário do lugar para onde você vai viajar. O cansaço do jet lag é sentido por essa desordem da rotina à qual o corpo está habituado. Os horários de dia e noite e de comer e dormir. Se a você vai para um lugar ao leste de onde está, pode começar a levantar um pouco mais cedo do que geralmente faria e ir dormir mais cedo também. Com isso você prepara o corpo para uma mudança de horário de maneira mais tranquila.

4 – Comer e dormir bem na primeira noite: Comer leve, evitar grandes refeições e pimenta é uma ótima maneira de ajudar em uma boa noite de sono. O organismo humano não consegue metabolizar bem comidas pesadas depois de uma longa viagem. É importante estar bem hidratado e ter bebido bastante água durante o trajeto. Procure apagar todas as luzes no quarto e fechar bem as cortinas no horário de dormir. A luz atrapalha o sono deixando o corpo em estado alerta.

5 – Atividades físicas: fazer exercícios permite que nosso corpo funcione sempre melhor do que o corpo de quem não pratica nenhum tipo de atividade. Ajuda inclusive a regular o ritmo circadiano. Se você tem o costume de correr às sete horas da manhã, quando viajar continue com sua rotina no novo fuso horário, também. O nosso corpo gosta da consistência da rotina e ajuda a no ajuste ao novo ambiente. (Com informações de divulgação)