A diretoria do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) repudiou, nesta segunda-feira, 30, a repressão jurídica e policial contra a ocupação do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) em São Bernardo do Campo/SP, que resultou, entre outras ações de violência, na proibição da apresentação do cantor e compositor Caetano Veloso na ocupação.

Caetano Veloso, um dos ícones da cultura brasileira, reconhecido internacionalmente, foi proibido por forças policiais e por um discutível mandado judicial de se apresentar na ocupação, na noite desta segunda-feira.

Para a diretoria do SASP, a proibição é “um ato de censura e violência contra a manifestação popular”.

“A ocupação em São Bernardo do Campo coloca no debate nacional questões fundamentais para a construção da democracia real e de um verdadeiro projeto de Nação: o direito à moradia e a Reforma Urbana. O SASP defende que só avançaremos na construção de um País mais justo se avançarmos nestas questões. Consideramos que o evento de hoje, ou seja, a repressão e censura à apresentação de um dos maiores artistas brasileiros diante de uma manifestação legítima da população nos faz regredir aos tempos mais nefastos da ditadura e da violência contra os direitos civis no País. Não podemos aceitar essa regressão e essa violência do Estado”, afirma o diretor Jurídico do SASP, arquiteto e urbanista Victor Chinaglia. (Com informações de divulgação)