Campinas terá vacinação contra a febre amarela neste sábado, 28 de outubro, para todos os moradores.

Os 64 Centros de Saúde da cidade estarão abertos. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, será das 8h às 17h.

A medida foi tomada depois que foram confirmados dois casos de macacos sagui infectados pelo vírus da febre amarela. O primeiro aconteceu no Jardim das Paineiras, região Leste de Campinas. O animal foi encontrado em agosto e a doença confirmada em 14 de outubro. O segundo foi encontrado no Parque Jambeiro, região Sul, em setembro. A confirmação para febre amarela aconteceu em 17 de outubro.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campinas informou também que, conforme resultado dos exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz até o momento, houve a confirmação de macacos bugios e saguis com febre amarela em Campinas, nas seguintes áreas: Sousas, Joaquim Egídio, Jardim das Paineiras e Parque Jambeiro.

A vacina, em dose única, está recomendada para todos os moradores da cidade, a partir dos nove meses de idade. Quem já recebeu a dose em algum momento, não precisa se vacinar novamente. Casos específicos serão analisados pelos Centros de Saúde. É importante levar a carteira de vacinação. Quem não tiver, vai receber uma no dia.

Veja as perguntas e respostas:

O que isto significa os resultados positivos da febre amarela nos macacos?

Significa a ocorrência do ciclo silvestre da febre amarela em Campinas.

O que é a febre amarela silvestre?

A febre amarela silvestre é uma doença aguda causada por um vírus transmitido por um mosquito chamado Haemagogus. Este mosquito habita as matas, inclusive fragmentos de mata em área urbana e voa durante o dia. Ele pica preferencialmente macacos transmitindo a doença entre estes animais, mas pode eventualmente picar o ser humano.

E a febre amarela urbana?

A febre amarela urbana é a mesma doença, causada pelo mesmo vírus, porém transmitida entre seres humanos por mosquitos urbanos (Aedes aegypti). A febre amarela urbana não ocorre no Brasil desde 1942.

Existe a chance do ciclo silvestre se tornar urbano?

Sim. Porém, a capacidade de transmissão do vírus da febre amarela pelo Aedes aegypti é menor do que pelos mosquitos silvestres.

Como uma pessoa adquire febre amarela?

No ciclo silvestre, a transmissão ocorre entre macacos e mosquitos silvestres. O homem só se expõe ao vírus quando picado pelo mosquito contaminado sem estar previamente vacinado.

Macacos oferecem risco?

Os macacos não transmitem a doença ao ser humano. O monitoramento dos macacos doentes é importante e permite identificar áreas com a circulação do vírus. Cabe ainda ressaltar que maus tratos à fauna silvestre constituem crimes ambientais, sujeitos a penalidades, conforme Lei 9.605/1998.

O que fazer se encontrar macaco morto?

Caso um macaco morto seja localizado, o Centro de Saúde deve ser informado imediatamente para que o cadáver do animal seja recolhido e encaminhado para exames.

 

Para quem a vacina é contraindicada?

Gestantes, mulheres que estejam amamentando crianças com até 6 meses, pessoas com imunossupressão relacionadas às seguintes doenças: câncer, HIV, lúpus, artrite reumatoide; ou a uso de medicamentos (estas pessoas devem consultar seu médico para avaliar indicação da vacina).

E as pessoas com mais de 60 anos?

Se não estiverem usando drogas imunossupressoras e/ou corticoides em doses elevadas e estiverem clinicamente bem, devem ser vacinadas.

Uma dose de vacina é suficiente?

Sim. Acima dos 9 meses de idade, a pessoa que toma a vacina fica protegida por toda a vida, não necessitando ser revacinada.

Quanto tempo a vacina demora a fazer efeito?

A proteção se dá após 10 dias da aplicação da vacina e permanece por toda a vida.

O que fazer em caso de algum sintoma após a vacinação?

Caso apresente algum sintoma após ter tomado a vacina, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde portando a carteira de vacinação para uma avaliação pela equipe de saúde.

Há casos humanos em Campinas?

Sim. Em 19 de abril de 2017, foi confirmado um caso de febre amarela no município, morador da área rural de Sousas, que contraiu a doença no próprio local de residência.

Qual a melhor forma de se proteger contra a febre amarela?

A melhor forma de se proteger é estar vacinado contra a doença.

As pessoas que vão viajar para locais de risco também precisam estar vacinadas?

Sim. Estas pessoas devem procurar o Centro de Saúde mais próximo a sua residência para tomar a vacina. Para alguns destinos internacionais é necessária a emissão do Certificado Internacional de Vacinação. Para mais informações consulte o site. (Carta Campinas com informações de divulgação)