Os médicos do Hospital Ouro Verde, em Campinas, decidiram entrar em greve a partir do dia 19 de outubro, próxima quinta-feira. Mais de 50 médicos de diferentes especialidades participaram da da assembleia geral, que foi realizada na unidade de saúde na noite desta terça-feira, 10 de outubro.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos de Campinas e Região (Sindimed), Casemiro Reis, os médicos do Ouro Verde já estão em estado de greve. “Isso significa que vamos preparar o hospital para a paralisação, evitando ao máximo as internações que não sejam de urgência e emergência e dando alta para os pacientes que já estejam em condições de ir para casa”, afirmou.

De acordo com Casemiro, foi formada uma comissão com representantes de todas as especialidades médicas e, ainda hoje, será entregue a pauta de reivindicações para a Prefeitura de Campinas e para a Vitale Saúde, Organização Social que administra o hospital. O Ministério Público também será notificado ainda nesta quarta-feira sobre a paralisação do dia 19.

Entre as exigências dos médicos, estão o pagamento dos salários atrasados, encargos trabalhistas e melhores condições de atendimento à população. Dessa forma, a pauta de reivindicações englobará tanto os médicos contratados como Pessoa Jurídica como CLT.

“O hospital Ouro Verde está em estado de calamidade pública. Além de não pagar os funcionários, não há condições mínimas de trabalho. Faltam insumos básicos que vão desde gazes e material de limpeza até medicamentos e grampo cirúrgico”, disse Casemiro Reis.

Uma nova assembleia será realizada na noite do dia 18, dia dos médicos, no Sindimed. Na ocasião, serão discutidos os últimos detalhes da paralisação que iniciará a partir da troca de plantões, às 7h do dia seguinte. (Carta Campinas com informações de divulgação)