“O que o mar me contou” é um quadrinho sobre auto estima, sobre conhecer a si mesmo, enfrentar seus medos e sentimentos e encontrar alegria na vida. Parceria dos ilustradores Julio Almeida e Letícia Pereira, é o primeiro quadrinho de ambos que está no Catarse buscando financiamento coletivo para tornar real a impressão do livro.

O quadrinho conta a história da Nina, uma garotinha negra que AMA nadar e tem empolgação por tudo relacionado a essa paixão. No colégio Nina tem fascinação pelas aulas de natação e se torna uma das melhores nadadoras da sua escola, mesmo ainda criança. Mas apesar de ser sempre alegre e espontânea começa enxergar a negatividade no mundo quando é exposta a algumas agressões morais de bulling e preconceito que aos poucos faz com ela desanime e se sinta desconfortável na escola. Dessa forma a água que era seu lugar de conforto, onde se sentia livre, forte e destemida se torna um gatilho pra tristeza e negatividade.

Ao que a história avança para a sua adolescência a personalidade de Nina muda por conta de toda a carga emocional que absorveu ao longos dos últimos anos em que parecia não se conhecer e entender o seu real lugar no mundo. Numa viagem à praia, que veio como presente, Nina vai entrar em contato com sua versão criança, ainda inocente e espontânea, e passar a questionar seus próprios sentimentos, enfrentar os seus medos e se conhecer numa aventura lúdica e fantasiosa pelo fundo do mar.

A história vem pra engrossar um coro: “Acredite em si mesmo e siga em frente! A proposta dos autores é criar, com o quadrinho, um espaço onde as pessoas possam refletir sobre o impacto do preconceito na vida de uma criança, de um jovem, das pessoas em geral, e dar força pra todos se sentirem mais seguros com seus corpos, peculiaridades e
individualidades.

A campanha do Catarse se iniciou em 02 de outubro. Para apoiar e conhecer o projeto é só acessar este link. Há uma série de recompensas com valores promocionais, além de brindes. (Carta Campinas com informações de divulgação)