Uma reportagem do site BuzzFeed mostra que relatório da Polícia Federal aponta que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, fizeram 33 ligações entre março e maio de 2017, período que Aécio passou a ser investigado pela Procuradoria-Geral da República por receber propina da JBS.

De acordo com a reportagem, o relatório foi anexado a um dos processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal sem sigilo e que tem como parte Aécio, sob a relatoria do ministro Edson Fachin. Na denúncia da JBS, Gilmar Mendes também foi gravado interferindo em votação no Senado Federal, a pedido de Aécio Neves.

A reportagem comprovaria uma grande intimidade entre o ministro que julga (Gilmar) e o acusado pelo crime (Aécio). “Gilmar Mendes é relator de quatro inquéritos que investigam o senador. Todas essas ligações — de 16 de março a 13 de maio — foram feitas pelo WhatsApp, aplicativo que, até onde se sabe, é capaz de realizar conversas imunes aos grampos da PF. Aécio, aliás, chegou a ser interceptado pela PF em ligações normais, via operadora telefônica, durante a investigação. Uma dessas conversas foi justamente com Gilmar Mendes, para tratar de uma votação no Senado. Essas 33 ligações e tentativas de ligações feitas via WhatsApp, contudo, não foram interceptadas pela Polícia Federal. Como também não houve gravação na memória interna do celular de Aécio, não foi possível saber o conteúdo das conversas. A PF descobriu essas ligações a partir da análise dos celulares apreendidos com Aécio Neves na operação Patmos, realizada no dia 18 de maio”, anota a reportagem.

Veja mais:

Jornal Nacional esconde atuação política de Gilmar Mendes em favor de Aécio Neves