Uma programação especial celebra neste mês de outubro os 35 anos do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas e os 30 anos do Planetário. Até o dia 31 de outubro, o público poderá conferir um conjunto de ações que combinam o lúdico à astronomia, com exposições, contação de histórias, exibição de filmes, caminhadas, oficinas de desenho e pintura. Com exceção das sessões do Planetário, realizadas aos domingos, às 15h e 16h, a participação nas demais atividades deve ser feita por agendamento.

A agenda começa já neste final de semana. Na sexta-feira, 6, das 18h às 21h30, o DJ Ceará e a banda Baião de Rua comandam a festa. No sábado, 7, e no domingo, 8, das 10h às 21h30, participam os artistas Djs Giba, Ceará, O’Rosa, Banda Trios, Baião de Rua, Trio Siricutico, Forró 22, Cleber Gonzaga, Maria Fulô, Forrojah, Tom Santana e Cordão de Ouro. Capoeira e números de circo do tradicional Stankowich completam, em grande estilo, a série de atrações. Os visitantes também poderão degustar comidinhas e bebidas variadas dos food trucks espalhados na praça de alimentação.

Além das práticas habituais com escolas e ONGs, o Planetário irá oferecer uma maior interação com o público na dinâmica “Arte nas Estrelas”, com a inauguração de duas novas exposições no hall do prédio do Planetário: “História do Museu” e “O Céu e o Mito”. Esta última contará com uma palestra complementar de contação de histórias, nos dias 15, 22 e 29. Com propósito ainda de despertar o interesse em temas científicos da Astronomia, será realizado o ciclo de filmes “Cinema nas Estrelas”. Visitas ao Museu do Café, uma caminhada pelo Parque Portugal para conhecer a mata estão entre as opções de lazer.

Os números e seus mistérios são destaques na Semana de Ciência e Tecnologia e Inovação de Campinas com o tema “A Matemática está em Tudo!”, que ocorrerá de 23 a 29, e contará com práticas científico-culturais voltadas à difusão e popularização da ciência, tecnologia e inovação na nossa cidade. A finalidade principal da Semana é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia.

O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (MDCC) foi criado em 11 dezembro de 1981, quando a Lei Municipal nº 5181 autorizou o Poder Executivo a firmar convênio entre a Prefeitura Municipal de Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Academia de Ciências do Estado de São Paulo e a Fundação da Universidade Estadual de Campinas visando a criação e a manutenção do Centro de Ciências de Campinas –primeiro nome que o Museu recebeu –dentro do Parque Portugal, conhecido popularmente como Lagoa do Taquaral. No ano seguinte, em 1982, é firmado o convênio com o apoio ainda da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o projeto sai do papel e o Centro de Ciências é implantado no Parque, no lugar do antigo Orquidário Municipal Humboldt.

A montagem do projeto que deu vida ao MDCC foi feita com ampla consulta aos professores de Ciências da Rede Municipal em conjunto com o antigo Núcleo Interdisciplinar para a Melhoria do Ensino de Ciências (Nimec) da Unicamp. Já nos primeiros anos, durante a adaptação e reforma dos prédios, devido à impossibilidade de utilizar os mesmos, a equipe de funcionários do Museu atuou em atividades que utilizavam apenas o espaço exterior do Parque.

Em 28 de outubro de 1987 foi inaugurado o Planetário de Campinas, o primeiro setor do Museu Dinâmico a executar, dentro de seu espaço físico, as atividades elaboradas durante os primeiros anos do Centro de Ciências. Na cúpula de seis metros de diâmetro, os visitantes podem conferir o céu de qualquer parte do mundo, observando mais de 60 constelação e três mil estrelas.

Desde então, diversas atividades de divulgação e propagação cientifica passaram a ser realizadas dentro do Parque. Entre elas estão sessões do Planetário, cursos, palestras, oficinas, dinâmicas em grupos, festas e exposições, todas com temas científicos, oferecidas para o público leigo, estudantes e professores.

Em 18 de novembro de 1992, devido à Lei Municipal nº 7268, o Centro de Ciências muda seu nome para o que conhecemos hoje: Museu Dinâmico de Ciências de Campinas.

O projeto inicial de instalação do MDCC visava integrar alunos do Ensino Médio com alunos do Fundamental, de forma a realizar atividades extra classe que mostrassem o prazer de praticar ciência. Contudo, com o passar do tempo, o interesse da comunidade se aguçou gradativamente, de modo que o Museu passou a receber visitantes cada vez mais diversificados.

Veja mais detalhes da programação:

Fim de semana especial
Dia 6, sexta: 18h às 21h30
Abertura oficial de aniversário – Participações: DJ Ceará e Banda Baião de Rua.
Dia 7, sábado: 10h às 21h30 – Participações: DJ Ceará, DJ Giba, DJ O’Rosa, Banda Trios, Banda Baião de Rua, Trio Siricutico, Forró 22, Cleber Gonzaga, Capoeira, Cordão de Ouro, Circo Stankowich.
Dia 8, domingo: 10h às 21h30 – Participações: DJ Ceará, DJ O’Rosa, Banda Trios, Maria Fulô, Forrojah, Tom Santana, Circo Stankowich.

1. Programação para as escolas

Agendamento de escolas devem ser feitos antecipadamente por telefone (19)32522598 ou e-mail – [email protected]

1 a 31 de outubro – Atividade 1 “Arte nas Estrelas”
Local: Prédio do Planetário e Espaço Ciência – Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) – Campinas
• Sessão do Planetário – equipamento Zeiss Skymaster ZKP2, sala de projeção para 60 pessoas e cúpula de 8 m de diâmetro. São sessões com projeções sobre o céu noturno, que engloba nosso sistema solar, constelações, planetas, meteoros, entre outros elementos do Espaço. Indicadas para turmas a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.
• Exposição “Energia que Move” – traz a abordagem das mais diversas formas de energia que temos no planeta, desde o Sol até formas de energias consumíveis, como por exemplo os combustíveis fósseis. Os visitantes têm acesso às estações interativas, como o Gerador de Van der Graff, a Maquete de Hidrelétrica, Máquina de Tornado, entre outras.
• Exposição “Jogos de Luz” – conta com experimentos que permitem às crianças e visitantes brincar ou jogar com artefatos programados para expor a natureza da luz, seu comportamento como raio ou onda e sua ligação com os processos de geração e manutenção da vida. São nove experimentos/jogos, pensados e montados com a preocupação de familiarizar o visitante com as noções de reflexão, refração, difração e interferência, e com demonstrações da integração entre fenômenos luminosos naturais e criações artificiais.
• Oficina de desenho e pintura – desenvolvimento dos temas da Astronomia aprendidos durante a sessão do Planetário. As crianças serão estimuladas a conhecer melhor o nosso Sistema Solar com a criação de desenhos e pinturas dos planetas.

4, 18 e 20 de outubro – Atividade 2 – Introdução à Astronomia (MDCC e Observatório Municipal)
Local: Prédio do Planetário
• Sessão do Planetário – São sessões com projeções sobre o céu noturno, que engloba nosso sistema solar, constelações, planetas, meteoros, entre outros elementos do Espaço. Indicadas para turmas a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.
• Palestra com astrônomo – O astrônomo Júlio Penereiro fara uma atividade com os alunos respondendo as questões sobre a sessão e astronomia em geral.

1 a 31 de outubro – Atividade 3 – Do Café às Estrelas
Local: Prédio do Planetário, Parque Portugal e Museu do Café
• Sessão do Planetário – São sessões com projeções sobre o céu noturno, que engloba nosso sistema solar, constelações, planetas, meteoros, entre outros elementos do Espaço. Indicadas para turmas a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.
• Caminhada pela trilha no Parque Portugal – Os alunos farão caminhada por uma trilha no Parque Portugal aprendendo sobre a mata .
• Museu do Café – Visita monitorada nas dependências do MUCA, explicando a importância cafeeira para Campinas e região.

2. Programação para público espontâneo

21 e 28 de outubro – Atividade “Cinema nas Estrelas”
Local: auditório do prédio do Planetário – Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) – Campinas
• 21 de outubro, 14h às 18h – Interestelar (2014) – Trata-se de uma ficção científica em que, com o esgotamento das reservas naturais da Terra, um grupo de astronautas é enviado para verificar a possibilidade de condições propícias à vida em outros planetas.

• 28 de outubro, 14h às 18h – Gravidade (2013) – Ficção científica que acompanha a primeira viagem de uma astronauta ao Espaço. Entretanto, após um grave acidente, ela precisa sobreviver em condições completamente inóspitas à vida humana.

15, 22 e 29 de outubro, 17h às 18h – Atividade “Contação de Histórias: O Céu e o Mito”
Local: Auditório do Prédio do Planetário – Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) – Campinas
Temas: Constelação de Andrômeda, Constelação Ursa Maior, Constelação Cães de Caça, Constelação Pégaso, Constelação Hidra Fêmea e Constelação de Virgem;

3. Programação habitual

Planetário
Local: Prédio do Planetário – Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) – Campinas

Programação para escolas:
• De segunda a sexta sessões às 9h, 10h30, 14h e 15h30, com agendamento;
• Contato para agendamento: [email protected] ou (19) 3252-2598
• Sessão de projeções com mediação, turmas de máximo 60 (idade mínima de 6 anos), previamente agendado.
Manhã: duas turmas, sendo a primeira às 9h00 e a segunda às 10h30
Tarde: duas turmas, sendo a primeira às 14h00 e a segunda às 15h30

Programação para o público espontâneo:
• Domingos: recepção ao público
• Idade mínima: 5 anos
• Capacidade: máximo de 60 pessoas
• Horários: bilheteria – aberta às 14h30 e às 15h30;
Sessão – início às 15h e às 16h;
• Valores: R$10 reais (inteira); R$5 reais (meia entrada – permitido apenas com apresentação de carteira de estudante, no caso de maiores de 12 anos. Para crianças entre 5 a 11 anos é obrigatório a apresentação de RG ou Certidão de Nascimento).

Espaço Ciência
Exposição “Energia que Move”
Exposição “Jogos de Luz”
Local: Espaço Ciência: Prédio de Exposições – Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) – Campinas

Programação para escolas: Passeio ao Museu com visita mediada à exposição, com turmas de 45 alunos (idade mínima de 6 anos), previamente agendado.
• De segunda a sexta sessões às 9h, 10h30, 14h e 15h30, com agendamento;
• Contato para agendamento: [email protected] ou (19) 3252-2598;
Manhã – duas turmas, sendo a primeira às 9h e a segunda às 10h30;
Tarde – duas turmas, sendo a primeira às 14h e a segunda às 15h30;

Programação para o público espontâneo:
• De sábado e domingo aberto para o público
• Horário: das 14h às 17h
• Entrada gratuita.

4. Programação Semana de Ciência e Tecnologia e Inovação de Campinas

O GEPEMAI é um grupo participativo e colaborativo formado por professores que ensinam Matemática nos diferentes níveis de ensino. Durante a SCTIC serão exibidas duas mostras montadas por esse grupo no hall do prédio principal do Museu Dinâmico:

23 a 29 de outubro – Mostra “Malba Tahan” e Mostra de trabalhos de alunos
Local: Espaço Ciência: Hall do prédio principal – Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) – Campinas

Programação para o dia 26 de outubro
9h às 11h30 – Oficina “Lendo poemas e resolvendo problemas”
Local: Espaço Ciência, prédio dos laboratórios – Parque Portugal

9h às 11h30 – Oficina “Em Matemática brincamos com música”
Local: Espaço Ciência, prédio dos laboratórios – Parque Portugal

14h às 16h30 – Oficina “Geometria divertida: aprendendo com o Tangram”
Local: Espaço Ciência, Prédio dos Laboratórios – Parque Portugal

14h às 16h30 – Oficina “Jogo de xadrez através da lógica”
Local: Espaço Ciência, prédio dos laboratórios – Parque Portugal

14h às 16h30 – Oficina “Circuito da Matemática Divertida”
Local: Espaço Ciência, Redondo – Parque Portugal

13h30 às 17h – Oficina “Avaliação no Ensino de Matemática”
Local: Espaço Ciência, Sala Multiuso – Parque Portugal

Museu Dinâmico de Ciências de Campinas e Planetário
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, s/n. Parque Portugal. Entrada pelos portões 5 e 7.
Telefone (19) 3252.2598
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: segunda a sexta, 8h30 às 16h30 (durante a semana, com agendamento); sábados e domingos, 14h às 17h