Neste sábado, 28 de outubro, a partir das 8h30, a “2ª Oficina de Instalação e Operação de Sistemas de Tratamento de Esgoto Sanitário para Áreas Rurais”. O curso será Sítio do Pedro Yuzawa – próximo à Igreja Nossa S. de Fátima, Descampado – Campinas-SP.

O curso faz parte do Programa de Saneamento Rural Sustentável da Prefeitura de Campinas.

O programa é pequeno. Segundo informações da prefeitura, 44 Fossas foram distribuídas. Nesta etapa, 10 famílias receberão 15 biodigestores (sistema compacto com tanque séptico e filtro anaeróbico com extração de lodo) nas áreas rurais de Campinas, principalmente na região de captação de água para abastecimento público no Rio Capivari.

Desenvolvida há mais de 15 anos, a Fossa Séptica Bidigestora, começa timidamente a fazer parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), integrante do Programa Minha Casa, Minha vida

O curso tem por objetivo capacitar as famílias contempladas a instalar e operar Fossa Séptica Biodigestora (FSB) e de um Biodigestor de 600 Litros para tratamento de esgoto sanitário em área rural. Serão também capacitadas as famílias remanescentes da primeira etapa, que receberam 34 FSBs e não passaram pelo treinamento.

O Programa de Saneamento Rural Sustentável, instituído pelo Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB (Decreto Municipal nº 18.199/13, visa atender a população rural no que se refere ao saneamento básico, destacando-se ações de adequação do esgotamento sanitário e conservação do solo e da água.

2ª Oficina de Instalação e Operação de Sistemas de Tratamento de Esgoto Sanitário para Áreas Rurais
Dia: 28/10/2017
Horário: 08:30 às 11:00 horas
Local: Sítio do Pedro Yuzawa – próximo à Igreja Nossa S. de Fátima, Descampado – Campinas-SP

Programação:
08:30 – Apresentação do Programa Saneamento Rural Sustentável e Programa de PSA Água
08:40 – Fossa Séptica Biodigestora (FSB): tecnologia social para tratamento de esgoto sanitário em propriedades rurais
08:50 – Biodigestor para tratamento de águas negras e cinza em propriedades rurais
09:00 – Demonstração com os participantes de instalação e operação dos sistemas de tratamento de esgoto sanitário propostos pela SVDS

Apoio:
Embrapa Instrumentação Agropecuária – São Carlos (SP)
Conselho Diretor do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais
Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI Campinas

Contato:
Coordenadoria de Planejamento e Gestão Ambiental – CPGA/SVDS – (19)2116-8487 [email protected]