A Secretaria de Saúde de Campinas decidiu intensificar a vacinação contra a febre amarela para os moradores dos bairros Jardim das Paineiras, Jardim Bom Retiro, Jardim Itamaraty, Jardim Santa Marcelina, Parque Nova Campinas, Jardim Marília, Jardim Carlos Gomes, Jardim Lumen Christi, Jardim Boa Esperança, Vila Lafayette Álvaro, Parque Brasília, Vila Dália, Bairro das Palmeiras, Chácara Recreio, Vila Brandina, Novo Flamboyant e Jardim Flamboyant

A medida está sendo adotada porque foram confirmados mais dois casos de macacos infectados pelo vírus da febre amarela em Campinas. Os animais são importantes porque permitem um alerta para combater e bloquear a febre amarela.

O primeiro aconteceu no Jardim das Paineiras, região Leste da cidade, e a confirmação foi divulgada no último sábado, 14 de outubro. Trata-se de um macaco sagui, que foi atropelado em agosto deste ano. Já o segundo caso, também um sagui, ocorreu em setembro no Parque Jambeiro, região Sul, e foi confirmado nesta terça-feira, 17 de outubro.

No Jardim das Paineiras, ass doses serão disponibilizadas diariamente, durante o horário de funcionamento das salas de vacina, nos centros de saúde Conceição, Paranapanema, Sousas e Boa Esperança. A vacina contra a febre amarela está disponível na rotina dos demais centros de saúde da cidade de acordo com o calendário de cada unidade.

Além disso, também haverá ações para orientar moradores dos bairros envolvidos e esquema de vacinação em locais de grande circulação de pessoas, como escolas, clubes e instituições religiosas localizadas em áreas próximas de onde o macaco foi encontrado. A prefeitura ainda não definiu quais ações serão tomadas na região do Jambeiro.

Desde janeiro deste ano, cerca de 300 mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela em Campinas.

A vacina, em dose única, está recomendada para todos os moradores da cidade, a partir dos nove meses de idade. Quem já recebeu a dose em algum momento, não precisa se vacinar novamente.

Veja mais:

Cientistas relacionam surto de febre amarela com degradação ambiental