As formas e cores do artista Thomaz Perina (1921-2009) poderão ser vistas na exposição “A Vanguarda por Thomaz Perina” que fica em cartaz no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc) até dia 19 de novembro. Com curadoria do Instituto que leva o nome do artista, a mostra é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado, por meio do Proac.

Nesta coleção, o visitante será convidado a mergulhar no universo do artista e apreciar seu processo criativo, estampado nas três salas do Macc. O espaço está ocupado com 80 obras de diferentes temas e décadas.

Com requintes futuristas, Perina concebeu trabalhos de rara beleza, datados de 1940 a 2008. Na perfeição dos traços e no domínio da técnica, criou uma linguagem própria.

Campineiro de nascimento, o artista é considerado um dos mais importantes nomes da história das artes visuais do país não somente pelas premiações que recebeu, mas também por sua contribuição a toda uma geração de artistas.

Desde criança demonstrou aptidão para o desenho e muito jovem começou a pintar. Seus desenhos feitos de fragmentos de carvão, em frente à casa onde morava no bairro da Vila Industrial, eram elogiados pelos trabalhadores da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, que chegavam a mudar de trajeto na volta do trabalho para passar em frente à casa e ver os desenhos do dia. Seus primeiros motivos foram cenas do cotidiano e as paisagens de Campinas. Na década de 1940, os trabalhos receberam as principais premiações nos Salões Paulistas de arte acadêmica.

Artista consagrado e premiado, seguiu explorando novas linguagens e aproximou-se das vanguardas concretistas, sempre com temas aparentemente simples. Retalhos de madeira, papéis de embalagens, pedaços de esculturas danificadas. Tudo podia lhe evocar uma sensação especial e continha potencial de ser lido, interpretado e exposto como obra de arte. Essa obstinação pela busca e transmissão do essencial norteou não só suas obras, como sua vida. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “A Vanguarda por Thomaz Perina”
De 20 de outubro até 19 de novembro. Horário de visitação: terça, quarta, sexta e sábado, 10h às 18h; quinta, 10h às 21h; domingos e feriados, 9h às 12h
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc) – Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas – SP. Telefone: (19) 3236.4716
Entrada gratuita