De 13 a 17 de setembro, a Sala dos Toninhos, localizada na Estação Cultura, receberá dois grupos que surgiram no curso de Artes Cênicas da Unicamp. Nos dias 13 e 14, quarta e quinta-feira, às 20h, será apresentado o espetáculo “O Berço do Herói”, da Turma 014. De 15 a 17 – sexta e sábado, às 20h, domingo, às 18h –, o SUADOS – Laboratório Teatral apresenta “Sobre um Lugar Qualquer”.

A Turma 014 leva aos palcos “O Berço do Herói”, uma comédia política de Dias Gomes, dirigida por Verônica Fabrini. O espetáculo se passa dez anos após o final da segunda guerra mundial, com a vitória das tropas aliadas sobre o nazi-fascismo. Nestes dez anos, uma pacata cidadezinha do interior do Brasil venceu sua pobreza e insignificância nacional e tornou-se um promissor polo turístico, orgulho de seus moradores por ter sido o berço do herói, Cabo Jorge, o pracinha brasileiro que enfrentou de peito aberto as tropas inimigas. Em sua homenagem a cidade passa a ter seu nome – Cabo Jorge, herói da Força Expedicionária Brasileira.

Já Sobre um Lugar Qualquer, o espetáculo de estreia do SUADOS – Laboratório Teatral, é um convite para o público adentrar em um universo muito específico. Temas como aprisionamento, violência, afeto e solidão são debatidos ao longo da peça onde o espaço toma a dianteira como agente determinante na vida de cinco seres. Estas cinco pessoas vivem juntas em um espaço não muito agradável, cada uma com sua história, seus gostos e repulsas, seus afetos e seus pequenos ódios, seus segredos. E vão vivendo. Vão vivendo porque, afinal de contas, é o que resta.

As temporadas teatrais da Sala dos Toninhos fazem parte do projeto Laboratório de Produção Cultural e são promovidas pela Rede Usina Geradora que atua em gestão compartilhada com a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio do apoio da Secretaria de Cultura. Assim, a Rede busca ocupar os espaços públicos ociosos e transformá-los em espaços de trabalho partilhados e colaborativos, fortalecendo a experimentação de ações comunitárias.

Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência e cobrados no chapéu (contribuição espontânea).(Carta Campinas com informações de divulgação)

Temporada Sala dos Toninhos / Estação Cultura
Local: Sala dos Toninhos / Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro
Estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial
Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência e cobrados no chapéu (contribuição espontânea).
OBS: Em caso de chuva os espetáculos poderão ser cancelados.

Espetáculo: O Berço do Herói
Com Turma 014
Direção: Verônica Fabrini. Texto: Dias Gomes.
Elenco: Antonino Vaz, Bruno Rods, Dandara Lequi, Fernanda Zancopé, Larissa Souza, Luiza Válio, Taiana Cuschnir Avritchir e Victor Sousa. Atores convidados: Gabriel Pestana, Juliana Eiras, Presto Kowask e Samantha Rossetti. Participação especial: Igor Amanajás.
Quando: Quarta (13/09) e Quinta (14/09) às 20h
Duração: 130 min
Classificação Indicativa:14 anos

Espetáculo: Sobre um Lugar Qualquer
Com SUADOS – Laboratório Teatral
Direção: Victor Ferrari. Texto: Sofia Fransolin.
Elenco: Allan Kawabata, Alexandre Guidorizzi, Antonino Vaz, Fernanda Zancopé e Julia Prudencio.
Quando: Sexta (15/09) e Sábado (16/09) às 20h e Domingo (17/09) às 18h
Duração: 80 min
Classificação Indicativa: 12 anos