Em São Paulo – Não foi à toa que a música “O Barquinho” virou símbolo da Bossa Nova: as imagens de luz, paz e beleza representavam a tranquilidade daquela batida suave, a doçura e a sofisticação do movimento que ganhou o mundo. Completando 80 anos em 25 de outubro, o autor dessa canção, Roberto Menescal, segue trabalhando pela música brasileira, tranquilo, e recebe as merecidas homenagens dos amigos de todas as gerações.

Com curadoria de Giselle e Solange Kfuri, Menescal é o anfitrião de importantes nomes da música brasileira interpretando sucessos da bossa clássica, instrumental, suas influências (jazz e samba) e da nova bossa com arranjos contemporâneos, em shows nos Centros Culturais Banco do Brasil de Brasília (8 a 10 de setembro), São Paulo (21 a 24 de setembro) e Rio (19 a 21 de outubro).

Violonista, guitarrista, compositor de clássicos da MPB como Rio, Você e Bye, Bye Brasil, o capixaba começou cedo na música – embora formado em Arquitetura, foi deslizando nas cinco cordas do violão que abriu uma janela panorâmica na música brasileira – como músico, compositor de mais de 400 canções, em parcerias históricas com Carlinhos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Aldir Blanc, Chico Buarque, João Donato e tantos mais; professor de muitos outros músicos (entre os quais Marcos Valle) e diretor musical/artístico da gravadora Polygram e de diversos selos. Menescal continua, incessantemente, aberto a novo talentos, disposto a ouvir, descobrir e ajudar a divulgar as novas gerações.

Os shows de setembro e outubro apresentam sete formações – cerca de 130 arranjos novos, como ressalta o homenageado. Marcos Valle se apresenta em São Paulo com Fernanda Takai, do Pato Fu, que gravou um disco em homenagem a Nara Leão, uma das mais importantes figuras da trajetória pessoal e profissional de Menescal.

Ivan Lins e Leila Pinheiro, expoentes da geração pós-bossa, formam mais uma dupla, assim como o saxofonista Leo Gandeman, o violonista Lula Galvão e Cris Delanno. Somente em São Paulo, uma noite traz Simoninha e a apresentadora Sabrina Parlatore, atuando como cantora.

Veja abaixo mais detalhes da programação em São Paulo:

21 de setembro: 13h – Menescal convida Ivan Lins e Leila Pinheiro

Repeteco do show de Brasília: Ivan Lins e Leila Pinheiro se reúnem para lembrar inclusive os inicios de carreira que Menescal presenciou e ajudou a disparar. Em 1970, Menescal dirigiu a gravação de Elis Regina para Madalena. E Leila teve o dedo do amigo em Bênção Bossa Nova (de 1989).

22 de setembro: 20h – Menescal convida Simoninha e Sabrina Parlatore

Uma dupla diferente mostra como Menescal é uma influência democrática. Simoninha traz de volta o balanço do pai em clássicos como Balanço Zona Sul e Sá Marina. Já a apresentadora Sabrina Parlatore mostra o lado intérprete em canções revividas com a malemolência de jazz e blues – entre elas, Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira).

23 de setembro: 20h – Menescal convida Leo Gandelman, Lula Galvão e Cris Delanno

A Bossa instrumental faz sua parada estratégica com o saxofonista carioca Leo Gandelman e o violonista brasiliense Lula Galvão para uma viagem em clássicos como Surf Board, de 1966. Voz de instrumento virtuose, a companheira constante – desde 1991 – Cris Delanno se junta a cordas e sopros.

24 de setembro: 20h – Menescal convida Marcos Valle e Fernanda Takai

Marcos Valle, ex aluno e companheiro de estrada, faz uma viagem ao início da bossa nova em repertório que inclui composições de outros autores, como Carlos Lyra. Fernanda Takai coloca sua voz delicada a serviço do gênero que homenageou com o disco Pela luz dos olhos seus, uma celebração de Nara Leão.

(Carta Campinas com informações de divulgação)