Por Tulio Vianna

O STF por 5 votos a 3 está decidindo que o ensino religioso nas escolas públicas será confessional (uma espécie de catecismo financiado com dinheiro público).

O julgamento foi interrompido e deverá ser retomado na próxima quarta, 27/9.

3 ministros ainda faltam votar: Marco Aurélio, Celso Melo e Cármen Lúcia. Se qualquer um deles votar a favor do ensino confessional a questão estará decidida em desfavor do Estado Laico.

Mas a bola ainda está em jogo e é perfeitamente possível um placar de 6×5 favorável ao Estado Laico.
Mas fica uma questão: haverá alguma grande manifestação nacional, ainda que só na Internet, em favor do

Estado Laico? Ou vão todos assistirem calados?

Os direitos de homossexuais, transgêneros, mulheres, minorias religiosas e tantos outros são massacrados todos os dias pelo fundamentalismo religioso. Mas os movimentos LGBT sairão em defesa do Estado Laico?

Os movimentos feministas sairão em defesa do Estado Laico? As minorias religiosas sairão em defesa do Estado Laico? Algum partido que se diz de esquerda sairá em defesa do Estado Laico?
Vai haver ao menos alguns textões nas redes sociais em defesa do Estado Laico?

Ao menos uma meia dúzia de pessoas mudará suas fotos de perfil em defesa do Estado Laico? Ao menos uma hashtag no Twitter?

Porque até agora tudo que se viu foi um silêncio desolador dos movimentos sociais, como se nada estivesse acontecendo. E isso me assusta muito mais que o placar parcial de 5×3 no STF. (Do Facebook de Tulio Vianna)