Em São Paulo – Até o dia 22 de outubro, pode ser visto na Área de Convivência do Sesc Consolação o espetáculo “Grande Sertão: Veredas”, com direção de Bia Lessa.

Bia Lessa propõe a um só tempo uma peça de teatro e uma instalação em sua adaptação do livro Grande Sertão: Veredas – matriz do moderno romance brasileiro e obra-prima de João Guimarães Rosa. A peça traz para o palco a saga do jagunço Riobaldo que atravessa o sertão para combater seu maior inimigo, Hermógenes, fazer o pacto com o diabo e viver seu amor por Diadorim.

A proposta cenográfica é constituída pela instalação de uma grande estrutura tubular na área de convivência da unidade, definindo a um só tempo um espaço cênico e expositivo. No entorno dessa estrutura, uma espécie de claustro cravado no espaço, será a circulação dos frequentadores do espaço e da plateia, numa criação que propõe a atmosfera do Grande Sertão: Veredas. Permanentemente propõe-se a falta de distinção entre início e fim do espetáculo; entre teatro e artes plásticas; entre espaço expositivo, espaço cênico e espaço público; entre espectador e ator, sendo fiel a Guimarães Rosa, inventor de uma nova categoria literária com esse romance, denominada de transregionalismo ou surregionalismo, pelo sociólogo e crítico literário Antonio Cândido.

Grande Sertão: Veredas é um livro de João Guimarães Rosa escrito em 1956 que se tornou uma das mais importantes obras da literatura brasileira e lusófona. Em 2006, o Museu da Língua Portuguesa realizou uma exposição sobre a obra no Salão de Exposições Temporárias com concepção geral e direção de Bia Lessa. Em maio de 2002, o Clube do Livro da Noruega, entidade que congrega editores noruegueses, incluiu Grande Sertão: Veredas em sua lista dos cem melhores livros de todos os tempos – único brasileiro entre 100 escritores de 54 países.

A diretora Bia Lessa é uma artista multifacetada, cineasta, diretora de teatro e ópera, exposições e ganhadora de vários prêmios. Suas obras são exibidas em vários países, como Alemanha, França e EUA. Responsável pelo projeto do Pavilhão Brasileiro na Expo 2000 em Hannover, Mostra Redescobrimento na Bienal SP, Reabertura do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a ópera Il Trovattore, Pavilhão Humanidades 2012 (Rio + 20) e reinauguração dos painéis Guerra e Paz de Candido Portinari na ONU, em Nova Iorque.

Os ingressos variam de R$ 12,00 a R$ 40,00 e estão à venda nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

FICHA TÉCNICA
Concepção, Direção Geral, Adaptação e Desenho de Luz – Bia Lessa

Elenco – Balbino de Paula, Caio Blat, Daniel Passi, Elias de Castro, Leon Góes, Leonardo Miggiorin, Lucas Oranmian, Luisa Arraes, Luiza Lemmertz, Clara Lessa.

Concepção Espacial – Camila Toledo, com colaboração de Paulo Mendes da Rocha
Música – Egberto Gismonti
Colaboração – Dany Roland
Desenho de Som – Fernando Henna e Daniel Turini
Adereços – Fernando Mello Da Costa
Figurino – Sylvie Leblanc
Desenho de Luz – Binho Schaefer
Projeto de Audio – Marcio Pilot
Diretor Assistente: Bruno Siniscalchi
Assistente de Direção: Amália Lima
Direção Executiva: Maria Duarte
Produtor Executivo: Arlindo Hartz
Colaboração – Flora Sussekind, Marília Rothier, Silviano Santiago, Ana Luiza Martins Costa, Roberto Machado
Idealização: 2+3 Produções Artísticas Ltda
Realização: Sesc, Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura.
Patrocínio Master: Banco do Brasil
Patrocínio: Globosat.
Apoio: Instituto-E

Duração: 160 minutos
Área de Convivência