A exposição Arquivo 17, da artista visual Fernanda Grigolin, em cartaz no Museu da Imagem e do Som desde o dia 24 de agosto, reserva uma variada programação para o dia do encerramento, sábado próximo, 9 de setembro, das 17h às 22h.

Um bate-papo inicia as atividades com as participações das historiadoras Christina Lopreato e Samanta Colhado, ambas pesquisadoras da Greve de 1917, do fotógrafo e professor da Unicamp, Fernando de Tacca, e do militante anarquista campineiro Idilio Cândido Neto, que trará um pouco sobre o anarquismo contemporâneo e como foi a Greve de 1917 na cidade. A conversa será às 17h, sob mediação de Fernanda Grigolin, seguida da última visita guiada da mostra, conduzida por Grigolin e pela curadora, Paola Fabres, às 19h.

Para finalizar, acontecerá uma perfomance coletiva de artistas vinculados ao Instituto de Artes da Unicamp a partir das 20h.

Arquivo 17 é um projeto de artes visuais idealizado pela artista Fernanda Grigolin, que parte do seu levantamento de pesquisa e documentação sobre o universo das pessoas trabalhadoras no Brasil no início do século XX, passando pela Primeira Grande Greve Operária, ocorrida no ano de 1917. Para a construção da narrativa, Fernanda se debruça no imaginário dos ativistas anarquistas do passado e, com o olhar de hoje, aproxima as lutas pela vida com as reverberações sociais atuais, 100 anos depois.

Nascida em Curitiba, mas criada desde a infância em São Paulo no bairro do Ipiranga, Fernanda Grigolin é artista visual, editora e pesquisadora doutoranda em Artes Visuais na Unicamp. Por 10 anos, foi ativista de movimentos sociais no Brasil e na América Latina. É mestra em artes visuais na Unicamp. Já participou de festivais e exposições no Brasil e no exterior. Recebeu os seguintes prêmios: Funarte Marc Ferrez de Fotografia (2012), Proac Livro de Artista (2014), Proac Publicações (2015) e Proac Artes Visuais (2016). Realiza os projetos Tenda de Livros (www.tendadelivros.org) e Jornal de Borda (www.tendadelivros.org/jornaldeborda). Atualmente vive e trabalha em Campinas.

A curadora Paola Fabres é mestre em Artes Visuais na área de História, Teoria e Crítica de Arte (UFRGS – 2015), desenvolve, desde 2012, pesquisa sobre o campo das publicações de artistas entre o século XX e XXI. Atualmente trabalha como pesquisadora e curadora independente, é colaboradora da equipe de trabalho Curatoria Forense e ministra oficinas na área de crítica e história da arte​. É também fundadora e editora da revista Arte ConTexto (2013-), junto com Talitha Motter. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Encerramento da exposição Arquivo 17
Quando: 9 de setembro, sábado, das 17h à 22h
Onde: Museu da Imagem e do Som (Regente Feijó, 859, Centro. Campinas)
Entrada gratuita