A comunidade chilena em Campinas irá comemorar neste sábado, 16 de setembro, o 207º aniversário da Independência do Chile com a realização da “Fiestas Patrias”. O evento acontece das 10h às 19h, no Grêmio Recreativo Parque Itália (Rua Newton Carneiro Santiago, nº 30, no Parque Itália), em Campinas. A festa terá atos cívicos para celebrar a data histórica, músicas, danças e comidas típicas. A entrada custa R$ 5,00 (estudantes e idosos acima de 65 anos pagam meia-entrada).

A independência do Chile é comemorada no país de origem no dia 18 de setembro. A data 19 de setembro também é muito celebrada pelos chilenos como o “Dia das Glórias do Exército” em homenagem às Forças Armadas Chilenas. Estes dois dias são feriados em todo território chileno.

O evento Fiestas Patrias na cidade é promovido pelo Consulado Honorário do Chile em Campinas, Associação de Chilenos Residentes em Campinas e Região Pablo Neruda e Conjunto Folclórico Raízes do Chile, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

No espaço do Grêmio Parque Itália estarão distribuídas várias barracas com comidas e bebidas típicas chilenas, além de standes com produtos do país latino-americano. Entre as atrações estão confirmadas duas apresentações com campeões mundiais de Cueca (dança tradicional no Chile) e uma homenagem aos 100 anos da artista plástica e cantora chilena mundialmente famosa Violeta Parra.

Também serão realizadas as entregas de diploma e medalha de honra a dois chilenos que se destacaram no município de Campinas: Professor e Doutor Anibal Eusébio Faúndes Latham, que participou da formação do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) da Unicamp, do qual já foi diretor executivo, e do atual maestro da Orquestra Sinfônica de Campinas, Victor Hugo Toro. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação

10h: Abertura dos portões (com todas instalações de vendas funcionando)
12h: Ato cívico
– Hinos nacionais com a Banda da Polícia Militar
– Saudações
Cônsul Honorário do Chile, Sr. Luis Fernando Del Valle
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben.
– Entrega de diploma e medalha de honra:
Professor e Doutor, Aníbal Eusébio Faúndes Latham
Maestro da Orquestra Sinfônica de Campinas, Victor Hugo Toro.
– Apresentação da La Cueca (dança tradicional do Chile) com os ex-campeões mundiais Veridiana e Alexandre Moraga Martinez.
– Apresentação da La Cueca com os campeões mundiais de 2017, Aline Benzatti e Javier Alejandro Riquelme.
– Surpresa Musical: Nacha Moreto e Jorge Menares em uma apresentação especial em homenagem aos 100 anos de Violeta Parra.