O Cineclube Catavento realiza sua próxima sessão de exibição na quinta-feira, 28 de setembro, às 19h30, no Museu da Imagem e do Som de Campinas, com o filme “Cidade Oculta”, de 1986, um filme essencial para discutir o sufocamento urbano nas grandes cidades, os seus guetos e as suas ruas sem saída. Um filme da cena paulistana dos anos 80 com a atuação de Arrigo Barnabé e outros artistas do período.

Com uma exibição sempre na última quinta-feira de cada mês, as sessões do Cine Catavento acontecem no Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) sempre às 19h30, gratuitamente. Sempre após as sessões, há a discussão sobre o filme e as temáticas levantadas.

O Cineclube Catavento prioriza a circulação livre de filmes nacionais e o acesso ao conhecimento por meio do audiovisual em uma curadoria participativa e colaborativa entre redes, grupos produtores e movimentos sociais. Neste meio de ano, o Cineclube Catavento completa 5 anos e meio de atuação contínua dentro do Museu da Imagem e do Som de Campinas e tem a perspectiva também de levar cineclubes para espaços públicos, praças, ocupações urbanas, escolas, centros culturais, entre outros. Essas iniciativas são fundamentais para que as ações cineclubistas se efetivem e haja a disponibilização e o acesso ao conhecimento por meio do audiovisual de forma pública, livre e gratuita. Vem exercendo a função social de ser um ponto exibidor de filmes brasileiros alternativos e/ou independentes, filmes com uma interface com os direitos humanos, a cidadania e as experimentações linguísticas necessárias para a concepção de outros nichos de cinema, mais populares e representativos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

28 de Setembro
Filme: “Cidade Oculta” – Ficção – Brasil (1986)
Realização: Chico Botelho
Sinopse: Anjo (Arrigo Barnabé), depois de cumprir 7 anos na cadeia, reencontra seu antigo comparsa, agora chefe de uma organização, e se vê às voltas com a estrela do submundo Shirley Sombra (Carla Camurati), além de arrumar inimizade com um policial corrupto (Cláudio Mamberti).