Nessa sexta-feira, 22, das 19h30 às 22h, acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, o primeiro encontro do Ciclo de Difusão de Pesquisas Acadêmicas, com curadoria de Alexandre Sônego e Ana Villanueva. No encontro, será abordado o tema “Projeto Urbano: Requalificação do Entorno do Palácio dos Azulejos”. O foco da discussão será o edifício-sede do MIS de Campinas, o Palácio dos Azulejos, tombado por três órgãos de preservação – o IPHAN, o CONDEPHAAT, o CONDEPACC, – e único exemplar com fachada em azulejos em Campinas.

Os palestrantes Geise Pasquotto , José Roberto Merlin e Regina Tirello irão destacar propostas para a área de entorno do Palácio dos Azulejos que desenvolveram nas suas atividades acadêmicas e técnicas. “Este evento pretende ser um início de discussões abertas à comunidade para que despontem novas ideias e trocas de experiências no que diz respeito às transformações urbanas da cidade de Campinas”, afirma Alexandre Sônego.

Participantes:

Geise Pasquotto – Doutora pela FAU-USP. Professora de Projeto e Planejamento Urbano do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIP – Campinas e professora convidada da Universidade São Francisco. Possui publicações nacionais e internacionais sobre requalificação urbana, marketing urbano e planejamento estratégico. Publicou o capítulo “De Ícone Cultural a Edifício Multifuncional: discursos e desdobramentos das políticas de reabilitação urbana na área da Luz em São Paulo” no livro ‘Patrimônio (s) na cidade contemporânea’.

José Roberto Merlin – Doutor pela FAU-USP. Professor de projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Campinas, do Programa de Pós-Graduação de Urbanismo e no Programa de Mestrado em Sustentabilidade. Foi Secretário de Planejamento e Urbanismo na Prefeitura Municipal de Salto – SP, Diretor da ABEA, Coordenador Pedagógico da FAU-PUC Campinas, autor de inúmeras publicações. Trabalha na região de Campinas e Sorocaba, onde executou cerca de 400 obras de diferentes programas dentre as quais cinco Planos Diretores Municipais.

Regina Tirello – Doutora pela FAU-USP. Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FEC-UNICAMP e do Programa de Pós-Graduação “Arquitetura, Tecnologia e Cidade” – UNICAMP. Líder do Grupo de Conservação e Restauro da Arquitetura – GCOR – Arquitetura do DAC-FEC – UNICAMP. Diretora de Projetos do Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP. Conselheira do CONDEPHAAT desde 2013. Membro do International Council on Monuments and Sites – ICOMOS – Brasil.

O evento é gratuito e aberto para profissionais e estudantes. As inscrições são recebidas pelo email [email protected]. As vagas são limitadas para os 80 primeiros inscritos.

Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (Rua Regente Feijó, 859. Centro – Campinas-SP). Telefone: (19) 37338800. (Carta Campinas com informações de divulgação)