Uma reportagem do The Intercept Brasil mostra que a autora de uma ação na Justiça Federal do Distrito Federal, que teve liminar concedida na última sexta (15) para permitir que psicólogos possam fazer terapias de “reversão sexual”, a chamada “cura gay”, é a psicóloga Rozangela Alves Justino, que possui desde junho de 2016 um cargo no gabinete do deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) na Câmara.

O parlamentar evangélico, que está em seu primeiro mandato no Congresso, é apadrinhado pelo líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, pastor Silas Malafaia.

Segundo a reportagem, Rozangela ocupa um cargo de natureza especial, que dispensa concurso público para efetivação. Com uma remuneração de R$ 3.346,34 em agosto, a psicóloga é vinculada à Liderança do Democratas na Câmara e está lotada no gabinete de Sóstenes. Na Casa, ela já foi vista este ano participando de um culto evangélico.

A liminar concedida pelo juiz Waldemar Cláudio de Carvalho gerou forte reação negativa e usou um método parecido com os métodos do juiz da Lava Jato Sérgio Moro. O CFP já anunciou que irá recorrer da decisão.(Veja reportagem)