A décima oitava edição do Festival do Instituto de Artes da Unicamp (FEIA 18) estabelece o tema “(I)legalidades” a fim de suscitar o debate acerca das relações de legalidade dentro dos espaços que a arte alcança e habita e do modo como os artistas a interpretam.

Qual a importância da representatividade e como se dá a ilegalidade dentro da arte? Quais os limites da subversão artística dentro e fora da academia? Em meio a essas relações, quem é você nas disputas de legalidade? Quem protagoniza as artes presentes no seu dia-a-dia? O FEIA 18 convida os interessados em elaborar essa discussão a compor essa edição.

O FEIA 18 acontece de 23 de setembro a 1º de outubro. A abertura será no Teatro de Arena da Unicamp com diversas atrações. A programação completa da abertura pode ser vista AQUI.

Outra parte da programação do Festival são as Noites FEIA que reúnem uma série de shows musicais em diversos locais da cidade. Veja a programação completa AQUI. 

Esta edição terá também o FEIA no Museu que acontece no dia 29 de setembro no Museu Exploratório de Ciências, marcando o primeiro dia de encerramento do FEIA 18. No evento, o público poderá assistir ao espetáculo “Olha Oyá”, da Cia Emboa de Teatro, que fala sobre a vida das mulheres guerreiras do nosso tempo, nossas mães, avós, tias, amigas, ídolas inspiradoras, nós mesmas e vocês. Mulheres negras, trabalhadoras, periféricas e acima de tudo reais.

O FEIA no Museu terá ainda uma performance do grupo [-MOS] na qual três performers invadem o espaço público, cada qual realizando uma função distinta, ainda que intercambiável.

A música fica por conta do grupo Yanay, um grupo sonoro que reúne referências indígenas do sul do Brasil, referências da canção pop, da música instrumental e eletrônica, e de Ana Cañas com o show “tô na vida” que apresenta canções do disco mais recente da cantora/compositora e inclui o single “respeita”, lançado esse ano – com um clipe que conta com a participação de 86 mulheres que estão na linha de frente da resistência e pensamento feministas no país; como Elza Soares e Maria da Penha. Veja a programação completa do FEIA no Museu AQUI.

O FEIA 18 também oferece uma série de oficinas. As inscrições para as oficinas começaram no dia 17/09 às 14h e terminam dia 22/09. As oficinas estão separadas por área e as que têm dois dias são uma continuação, não duas opções diferentes. Cada pessoa pode se inscrever em até no máximo três oficinas.  Após a realização do formulário, os inscritos deverão receber um email confirmando as oficinas selecionadas. As oficinas possuem limite de participação, se o mesmo for atingido, serão criadas listas de espera e os inscritos serão notificados sobre suas posições nas mesmas. Todas as oficinas oferecidas podem ser vistas AQUI.

A programação completa com mais informações também pode ser vista no SITE do FEIA 18. (Carta Campinas com informações de divulgação)