O projeto “Violão Plural” traz ao palco do Teatro Municipal Castro Mendes, nos dias 05 e 06 de agosto, o violonista Marco Pereira acompanhado pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC). O concerto, com regência do maestro Carlos Eduardo Moreno e Gabriel Peregrino como percussionista convidado, apresenta repertório de música brasileira com composições do próprio Marco Pereira, arranjos sobre obras de Baden Powell, além do repertório da Orquestra que conta com obras de Villa-Lobos e Osvaldo Lacerda.

No dia 05/08 (sábado) a apresentação começa às 20h, com venda de ingressos destinada à OSMC e no domingo (06/08) a apresentação acontecerá às 11h com entrada gratuita. A venda e distribuição do ingressos estarão disponíveis na bilheteria do Teatro Municipal Castro Mendes a partir do dia 02/08 (quarta-feira) das 16h às 21h.

Com o intuito de aproximar da população de Campinas e região destacadas personalidades do violão e da música brasileira, o projeto “Violão Plural” foi idealizado e produzido pelo violonista Felipe Macedo e tem atividades previstas para acontecer até setembro deste ano. O projeto surgiu como uma oportunidade de aprimoramento profissional para o músico e produtor, e gerou outras ações que ampliaram o acesso e a fruição musical à população de Campinas e região.

Além das duas apresentações do concerto de Marco Pereira com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, ainda serão oferecidas atividades formativas em diversos espaços culturais das cidades de Campinas, Indaiatuba, Santa Bárbara D’Oeste e Hortolândia. Segundo Felipe Macedo, ao realizar oficinas e uma palestra resultantes do aprendizado e da vivência com grande músicos brasileiros, em escolas públicas de música e equipamentos culturais das cidades, o projeto contribui com a formação e acesso à música brasileira a alunos, arte-educadores e interessados em música em geral.

Felipe conta que a ideia do Projeto “Violão Plural”, contemplado pelo Edital 37/2016 no “Concurso para bolsa de aprimoramento técnico-artístico no estado de São Paulo” do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, surgiu a partir da necessidade do aprofundamento em aspectos de sua formação, após a conclusão na graduação em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Felipe convidou cinco especialistas de reconhecimento internacional, capacidade artística e experiência no ensino destas áreas: Aldo Landi, Marco Pereira, Marcelo Onofri, Maurício Carrilho e Paulo Aragão, que prontamente aceitaram participar do projeto como professores.

Felipe Macedo, produtor, conta que a ideia deste concerto aconteceu muito antes de escrever o projeto, é “um sonho antigo”. Após assistir um show de Marco, comentou com o violonista seu desejo de produzir um trabalho específico dele, o qual acompanhava orquestra. Ao ouvir a proposta, Marco Pereira concordou em unir seu repertório ao da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas para a construção desse concerto. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Concerto “Marco Pereira e Orquestra Sinfônica de Campinas”
Projeto “Violão Plural”
Data: 05/08 (sábado) às 20h
e 06/08 (domingo) às 11h.
Local: Teatro Municipal Castro Mendes
Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas – SP, 13035-320 | Telefone: (19) 3272-9359

Ingressos:
Sábado: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)
Domingo: Entrada gratuita.
Ingressos disponíveis a partir de 02/08 (quarta-feira) na bilheteria do teatro das 16h às 21h.