Entre os dias 27 e 31 de agosto acontece em Campinas a Semana da Atividade Lésbica, que terá uma uma série de eventos para celebrar e pensar sobre a existência lésbica.

O evento é organizado pela Rede para a Visibilidade Lésbica de Campinas.

A data foi escolhida em comemoração ao dia 29 de agosto, data instituída no ano de 1996 como o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica.

A Semana abre com duas atividades, no domingo, dia 27, na Estação Cultura.

No início da tarde, às 14h, Daniela Beskow fará a oficina “Consciência Corporal para lésbicas: autoestima e companheirismo”, com o objetivo de trabalhar a consciência de si e da outra através de dinâmicas e exercícios corporais.

Em seguida, às 16h, se dará o debate sobre a história do movimento de lésbicas na cidade, com a participação de ex-integrantes do MOLECA (Movimento de Lésbicas de Campinas) – grupo que existiu por muitos anos na cidade, organizando diversas atividades, eventos e debates direcionados à luta das mulheres lésbicas.

No dia 29 de agosto, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, vai ao ar, às 10h, o programa de rádio “Bom Dia Sapatão”, que poderá ser ouvido pela frequência 88,5FM e, em breve, a sua gravação estará disponível na internet.

No mesmo dia, a partir das 19h, o grupo Rede Visibilidade Lésbica de Campinas promove o Happy Hour Sapaelas. A festa, em sua segunda edição, ocorre no Bar Stout, em Barão Geraldo e contará com decoração temática.

O dia 31 de agosto encerra a Semana, com a exibição do documentário “Eu Sou a Próxima”, em parceria com o CineClube Catavento. O filme, cuja direção, edição e filmagem é de Taynara Bruni, trata-se de uma produção da Coletiva Luana Barbosa, que aborda o assassinato de mulheres lésbicas no Brasil. A exibição ocorrerá no MIS, às 19h30.
O resumo das atividades pode ser acessado pelo página do evento no Facebook.