Até o dia 22 de agosto poderá ser vista no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas a exposição “Oriente(Se)”.

A exposição mostra algumas vertentes da arte nipo-brasileira, de ontem e hoje, abordando as referências culturais, artísticas e do design japonês. Apresentação dos diferentes tipos de linguagens da arte, da comunidade nipo-brasileira de São Paulo. Pintura a óleo sobre tela, pintura com acrílica sobre tela, pintura com pastel seco, escultura em madeira, escultura em papel machê, variados designs de objetos, desenhos a carvão, ilustração com aquarela, ilustração com guache, fotografia digital, fotografia analógica, mosaico de azulejos, design de moda e vestuário, produções em patchwork, colagem de tecido, design de produtos em vidro, madeira, vime, taboa, malacacheta, etc.

“Oriente(Se)” conta com a colaboração de 20 artistas, grupos e empresas convidadas, entre eles a Associação de artesãos de Iguape, o Grupo Requios Gueinou Doukoukai e a empresa Mikasa Crystal. Nesta exposição, o destaque é a homenagem ao artista japonês, radicado no Brasil há 90 anos, Makoto Toda que completa 95 anos este ano.

Com a organização e curadoria artística de Egidio Shizuo Toda e Amanda Midori Suzuki Almeida, curadoria executiva de Alexandre Sônego, curadoria de Erik Keny Toda e Cláudia Emily Ikari e montagem de José Leonélio de Souza, o objetivo da exposição é apresentar a diversidade artística e cultural brasileira atual influenciada pelos milhares de imigrantes que aqui chegaram e seus descendentes, e que escolheram o Brasil para se estabelecerem e compartilharem sua arte, costumes e cultura. Esta miscigenação de linguagens artísticas global misturadas à arte nativa, transforma a arte brasileira em algo único e repleto de referências e criatividade.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Oriente(Se)”
Quando: 5 a 22 de agosto.
Visitação de terça a sexta, 10h às 12h e das 14 às 20h; sábado, 17h às 20h.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Campinas (Rua Regente Feijó, 859. Centro. Campinas)
Entrada gratuita