Cena de “Música pelos Poros”

Neste mês de agosto, o Cine CPFL apresenta, em Campinas, como parte da Mostra Cinema e Reflexão, o ciclo Cinema Pop, com curadoria de Francisco Cesar Filho e Jurandir Müller, curadores do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

O ciclo tem início nesta quarta-feira, 09/08, às 19h, com a Sessão do Realizador. Nela será exibido “Árido Movie”, de Lirio Ferreira. O diretor está confirmado ao lado do escritor Marcelo Rubens Paiva. Ambos conversam com o público após a projeção e falam sobre o tema do ciclo: cinema pop.

Marcelo Rubens Paiva é escritor, dramaturgo, roteirista e trabalha como cronista.

O filme “Árido Movie” traz a história de um repórter do tempo de emissora de TV que retorna à sua terra natal, no interior do Nordeste, devido ao assassinato de seu pai. Ele enfrenta problemas para chegar à cidade, até que recebe carona de uma videomaker que está fazendo um documentário sobre a água no sertão. Ao chegar, vai encontrar uma parte da família a qual não conhecia até então, que lhe cobra que se vingue da morte do pai. Selecionado para o Festival de Veneza; vencedor dos prêmios de melhor filme, melhor direção, melhor ator coadjuvante, melhor fotografia, melhor edição e prêmio da crítica no festival Cine PE; melhor direção no Festival do Cinema Brasileiro de Miami; Prêmio APCA de melhor montagem.

Outro destaque da programação é a pré-estreia de “Música pelos poros”, com bate-papo após a sessão do diretor Marcelo Machado com o músico Benjamim Taunkin que acontece no dia 31 de agosto, às 19h.

As sessões acontecem na Sala Umuarama, no Instituto CPFL, localizado na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas. A entrada é gratuita 1 hora antes de cada sessão, por ordem de chegada.

Mais informações na página do Instituto CPFL.  (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja mais detalhes da programação:

09/08 | qua | 19h
Sessão Debate: bate-papo, depois da sessão, do diretor Lírio Ferreira com o escritor Marcelo Rubens Paiva.

Árido Movie, de Lírio Ferreira / (Brasil, 2005, 118 min, 16 anos)
Com Guilherme Weber, Giulia Gam, José Dumont, Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Aramis Trindade, Paulo César Pereio, Mariana Lima e José Celso Martinez Corrêa.

10/08 | qui | 19h
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), de Alejandro González Iñarritu / (Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance), EUA, 2014, 119 min, 16 anos)
Com Michael Keaton, Emma Stone, Edward Norton, Naomi Watts e Zach Galifianakis.

Por mais de 20 anos, um ator foi conhecido por interpretar Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, ao recusar-se a gravar o quarto filme com o mesmo personagem, sua carreira começa a decair. Em uma tentativa de recuperar a fama perdida e também o reconhecimento do público, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Vencedor dos prêmios Oscar© nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro original e melhor fotografia; melhor ator de comédia ou musical e melhor roteiro nos prêmios Globo de Ouro; melhor fotografia nos prêmios BAFTA; melhor elenco em cinema nos prêmios SAG; melhor filme estrangeiro nos prêmios César; melhor filme e melhor ator nos Independent Spirit Awards.

16/08 | qua | 19h
Boogie Nights: prazeres sem limites, de Paul Thomas Anderson / (Boogie Nights, EUA, 1997, 153 min, 18 anos)
Com Mark Wahlberg, Burt Reynolds e Julianne Moore.

Um jovem de 17 anos, sexualmente bem-dotado, é descoberto por um diretor veterano que o transforma em uma celebridade da subcultura do mundo pornô no apogeu dos anos 1970. O sucesso faz com que ele se envolva no mundo das drogas e a súbita fama pode ter seu preço. Vencedor do prêmio de melhor filme no Festival de Toronto; melhor ator coadjuvante em cinema nos prêmios Globo de Ouro; melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante no Satellite Award.

17/08 | qui | 9h
Jackie Brown, de Quentin Tarantino / (Jackie Brown, EUA, 1997, 154 min, 18 anos)
Com Pam Grier, Samuel L. Jackson, Robert Forster, Bridget Fonda, Michael Keaton e Robert de Niro.

Comissária de bordo trafica dinheiro para os Estados Unidos, a mando de um vendedor de armas. Quando dois policiais oferecem um acordo para que ela entregue o bandido, a mulher decide dar a volta em todos os envolvidos, com um olho na liberdade e outro numa mala cheia de dinheiro. Indicado aos prêmios Oscar© na categoria de melhor ator coadjuvante; melhor ator no Festival de Berlim.

23/08 | qua | 19h
O Selvagem da Motocicleta, de Francis Ford Coppola / (Rumble Fish, EUA, 1993, 94 min, 16 anos)
Com Matt Dilon, Mickey Rourke, Diane Lane, Dennis Hopper, Diane Scarwid, Vincent Spano, Nicolas Cage, Chris Penn e Laurence Fishburne.

Em uma pequena e decadente cidade industrial norte-americana, o líder de uma pequena gangue vive na sombra de seu ausente irmão mais velho, “O Motoqueiro”. Sua mãe partiu, seu pai bebe, escola não tem nenhum significado para ele e suas relações são superficiais. Quando é levado a participar em mais uma briga de gangues, os eventos que se seguem começam a mudar sua vida. Vencedor do prêmio da crítica internacional e do Prêmio OCIC no Festival de San Sebastian; prêmio do público de melhor filme estrangeiro no Festival Sesc Melhores Filmes.

24/08 | qui | 19h
Blow-Up: depois daquele beijo, de Michelangelo Antonioni / (Blow-Up, Reino Unido/Itália/EUA, 1966, 111 min, 14 anos)
Com Vanessa Redgrave, Sarah Miles, David Hemmings, John Castle e Jane Birkin.

Fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive vê um casal à distância e resolve fotografá-lo. Ao vê-lo, a mulher corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ao revelar as fotos, ele percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato. Indicado aos prêmios Oscar© nas categorias de melhor direção e melhor roteiro original; melhor filme no Festival de Cannes; melhor filme estrangeiro do ano pelo Sindicato Francês de Críticos de Cinema e pelo Sindicato Nacional Italiano de Imprensa Cinematográfica.

30/08 | qua | 19h
Fervura Máxima, de John Woo / (Hard Boiled, Hong Kong, 1992, 128 min, 14 anos).
Com Chow Yun-Fat, Tony Leung Chiu-Wai, Anthony Wong e Teresa Mo.

Em Hong Kong, um inspetor de polícia fica transtornado quando seu parceiro morre em um tiroteio com gângsters em uma casa de chá. Ele então se une a um assassino profissional, para vingar o amigo e impedir que esta quadrilha mate gente inocente. Vencedor do prêmio de melhor montagem no Asian-Pacific Festivale nos Hong Kong Film Awards.

31/08 | qui | 19h
Sessão do Realizador: pré-estreia de Música pelos poros, com bate-papo pós sessão do diretor Marcelo Machado com o músico Benjamim Taunkin.

Música Pelos Poros, de Marcelo Machado / (Brasil, 2017, 52 min, 12 anos).
Com participação dos músicos Benjamim Taubkin, Marcos Suzano, Jacques Morelenbaum, Mayra Andrade, Carlos Malta, Kyungso Park’s, Sahib Pashazadec, Antonio Arnedo, Sacha Amback e Jovi Joviniano.

Sessão com conteúdo acessível: audiodescrição, legenda descritiva e libras.

Em julho de 2015, um incrível elenco de músicos com trânsito no jazz, música instrumental, tradicional e canção reuniu-se por uma semana em uma fazenda do interior de São Paulo, no Festival Artes Serrinha. O encontro, com artistas vindos de diferentes regiões do Brasil e também da Colômbia, Cabo Verde, Azerbaijão e Coreia do Sul, ganhou registro neste documentário musical.