Por conta do sucesso da primeira edição, realizada em junho deste ano, o Centro Cultural Casarão realizará o II Casarão das Violas. O evento musical, que faz reverência ao instrumento e às suas potencialidades, acontecerá entre sexta e domingo no espaço. No menu artístico, estão apresentações de violeiros, grupos de música regional, orquestra e até de contador de causos.

Sob a curadoria musical do violeiro e pesquisador João Arruda, a segunda edição do Casarão das Violas contará com cinco atrações, entre as quais o Circuito Paulista de Violas (Levi Ramiro, Cícero Gonçalves, João Arruda, Edu Guimarães, Marcelo Falleiros, Dara Pimentel, Marcos Azevedo, Rodrigo Nali e Rafael), o Grupo Conversa Ribeira, os violeiros Paulo Freire e Vinícius Muniz, a Orquestra Filarmônica de Violas (Campinas/SP) e o violinista Ricardo Herz.

“Esse encontro continua com a meta de dialogar com artistas que estão pensando, tocando, estudando e sonhando com esse instrumento tão precioso para a nossa cultura popular. Trata-se de uma vivência entre plateia e músicos que tem o intuito de celebrar os inúmeros sons da viola caipira e suas diversas possibilidades”, destaca o violeiro João Arruda.

O ingresso é no chapéu (contribuição espontânea). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação

1/9
20h
Circuito Paulista de Violas: encontro com os violeiros, músicos e cantadores Levi Ramiro, Cícero Gonçalves, João Arruda, Edu Guimarães, Marcelo Falleiros, Dara Pimentel, Marcos Azevedo, Rodrigo Nali e Rafael.

22h
Espetáculo Viola Apavorada, com o violeiro Paulo Freire, a partir de contos e cantos sobre assombração e mitos do Brasil.

2/9
20h
Show J. S. Bach – Viola Brasileira, com o músico Vinícius Muniz. No repertório, obras de J. S. Bach com traduções inéditas feitas pelo músico para a viola brasileira de dez cordas.

20h30
Show do Grupo Conversa Ribeira. No repertório, obras de João Pacífico, Raul Torres, Alvarenga, Ranchinho, Tião Carreiro, Almir Sater, Milton Nascimento, Dori Caymmi, entre outros.

3/9
17h
Primeira sessão do espetáculo inspirado no álbum Encontro das Águas, com a Orquestra Filarmônica de Violas e Ricardo Herz (violino).

19h30
Segunda sessão do espetáculo inspirado no álbum Encontro das Águas, com a Orquestra Filarmônica de Violas e Ricardo Herz (violino).

Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Terras do Barão, em Barão Geraldo)
Quanto: Ingresso no chapéu (contribuição espontânea). Os convites serão distribuídos uma hora antes das apresentações.
Informações: (19) 3287-6800