Nos próximos dias 26 e 27 de agosto, às 19h, será apresentado na Fábrica Ocupada Flaskô o espetáculo de dança “O corpo como relicário”, com o Núcleo BPI.

“O Corpo como Relicário” é um projeto artístico do Núcleo BPI, dirigido pela professora titular do Instituto de Artes da Unicamp, Graziela Rodrigues. Este espetáculo congrega o trabalho de pesquisa da diretora e de sete bailarinos-pesquisadores-intérpretes, todos artistas pesquisadores da pós-graduação em Artes da Cena, com a participação de mais três alunas da graduação em dança do Instituto de Artes da Unicamp.

“É um espetáculo visceral que traz ousadia, sacralidade e uma linguagem corporal excepcional, objeto de criação única e de exploração ao máximo de sete bailarinos-pesquisadores-intérpretes, que junto à direção trouxeram à tona o estudo de movimentos impressos no corpo brasileiro, como relicário das tradições populares e sagradas deste povo”, afirma a diretora.

Este trabalho é resultado de anos de pesquisas, que envolvem movimentos de tradições ancestrais de formação do povo brasileiro, passadas pela oralidade e musicalidade em comunidades que ainda hoje dão continuidade a estas tradições. O resultado é um grande espetáculo de tirar o fôlego e de muita vibração.

A pesquisa artística do Núcleo BPI centraliza-se no processo criativo a partir do desenvolvimento de uma identidade do corpo de cada intérprete. Essa identidade é desenvolvida na relação do intérprete com segmentos sociais brasileiros específicos e/ou manifestações populares brasileiras, contatados em pesquisas de campo. Os espetáculos no Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) vêm sendo desenvolvidos de forma contínua desde 1980 com a criação, atuação, e posterior direção, de Graziela Rodrigues.

A partir de 1987 o Método BPI passou a ser desenvolvido no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com a ida de Graziela Rodrigues para essa universidade e seu trabalho na Graduação em Dança e na Pós-Graduação em Artes da Cena como Docente e Pesquisadora. Dentro da universidade deu-se seguimento às produções artísticas de forma contínua e a instauração oficial do Grupo de Pesquisa NÚCLEO BPI em 2008.

Todos os espetáculos dentro do Método BPI estiveram ligados a pesquisas de campo de segmentos sociais específicos e/ou manifestações populares do Brasil. Houve espetáculos ligados a pesquisas de campo com Mulheres Candangas, Stripteasers, Bóias-Frias, Cortadoras de Cana, Moradoras de Rua, Colhedoras de Café, Mulheres Xavante, dentre outras. Bem como pesquisas em Terreiros de Umbanda, Comunidades Caiçaras, Festividades do Ciclo do Divino, Folguedos do Boi, dentre outras. Todas pesquisas realizadas pela criadora do método e pelos bailarinos-pesquisadores.

A entrada é gratuita e o espetáculo é livre para todos os públicos. Mais informações no evento criado nas redes sociais.

O espetáculo “O Corpo como Relicário” é uma realização do Núcleo BPI por meio do apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de SP (ProAC Edital 04/2016) e da FAEPEX da UNICAMP. Conta com a parceria da Flaskô, do Instituto de Artes da Unicamp, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, do Teatro Popular de Comédia. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Espetáculo do Núcleo BPI
com Elisa Costa, Flávio Campos, Larissa Turtelli, Mariana Floriano, Mariana Jorge, Nara Cálipo e Natália Alleoni e direção artística de Graziela Rodrigues

Temporada em Campinas:
26 e 27 de Agosto as 19 horas na Fábrica Flaskô
Rua Marcos Dutra Pereira, em frente ao número 766, Sumaré
Retirar senha no local, meia hora antes do início

5 e 6 de Setembro as 20 horas no CIS Guanabara
Rua Mario Siqueira, 829, Campinas
Retirar senha no local, meia hora antes do início

Apresentações Gratuitas
Livre para todos os públicos