Os estudantes do Nordeste apresentaram um melhor desempenho no conhecimento de história que o restante do Brasil na final da 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada nos dias 19 e 20 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP).

Os estudantes nordestinos levaram 52 medalhas, sendo o Ceará o melhor estado, com 26 medalhistas. Em segundo lugar ficou o Rio Grande do Norte, 16 medalhistas. Depois veio São Paulo, com 14, Bahia, 6, e Pernambuco com 4. Veja pontuação abaixo por ordem alfabética.

“Esta é nossa última vez na ONHB e posso dizer que a experiência foi muito boa. Quero voltar um dia como orientador de equipe ou até mesmo um dia como elaborador da prova”, afirmou o medalhista Felipe de Mello Souza, estudante do 3º ano do Ensino Médio.

O evento reuniu mais de 1,2 mil finalistas de todos os estados brasileiros, somando um total de 307 equipes. O Nordeste também foi a região que classificou o maior número de finalistas, o que configura uma boa base de conhecimento.

Ao longo desta semana, a organização da Olimpíada realiza um Curso de Formação gratuito para 32 professores finalistas com maior pontuação em cada estado, que permanecem em Campinas entre os dias 21 e 25 agosto. O curso tem a participação de docentes da Unicamp e inclui aulas, palestras e visitas técnicas a museus e arquivos.

Como funciona a Olimpíada
A Olimpíada Nacional em História do Brasil, projeto desenvolvido pelo Departamento de História da universidade, é composta por cinco fases de provas realizadas de forma online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas são respondidas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. O método, totalmente inovador, tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos, por meio de pesquisa, busca por informações, textos, imagens e mapas. Dessa forma, a ONHB consolida-se como uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. O projeto tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Medalhistas por estado
Bahia: 6 medalhas (2 ouro, 4 bronze)
Ceará: 26 medalhas (6 ouro, 4 prata, 16 bronze)
Minas Gerais: 2 medalhas (1 ouro, 1 prata)
Mato Grosso do Sul: 1 medalha (1 bronze)
Mato Grosso: 1 medalha (1 prata)
Pará: 1 medalha (1 bronze)
Paraíba: 1 medalha (1 bronze)
Pernambuco: 4 medalhas (3 pratas, 1 bronze)
Rio de Janeiro: 1 medalha (1 prata)
Rio Grande do Norte: 16 medalhas (4 ouro, 7 prata, 5 bronze)
Roraima: 1 medalha (1 bronze)
Rio Grande do Sul: 1 medalha (1 ouro)
São Paulo: 14 medalhas (1 ouro, 8 prata, 5 bronze)