Em São Paulo – Referência na pesquisa de linguagem do teatro de animação – dentro e fora do Brasil –, criador de festivais e pioneiro em diferentes técnicas teatrais no país, o Grupo Sobrevento apresenta até o dia 17 de setembro o espetáculo adulto Escombros, no Espaço Sobrevento (R. Coronel Albino Bairão, 42, Belenzinho). A montagem celebra os 30 anos de trabalho do grupo e integra o projeto Memórias e Trajetórias – Sobrevento 30 anos, subvencionado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Criado a partir do Teatro de Objetos – linguagem que o grupo pesquisa profundamente desde 2010 -, com a colaboração das cias. francesas Théâtre de Cuisine e Théatrenciel, o espetáculo Escombros trata da aniquilação dos relacionamentos e dos seres em um mundo que está desabando. Na encenação, pessoas que perderam tudo andam sobre escombros e tentam, apesar de toda a desesperança que paira no ar, compreender como tudo se perdeu sem que se dessem conta e, mesmo incapazes de recompor um mundo que não existe mais, insistem em manter-se de pé. “A destruição do nosso entorno, a ruína de nossas construções, de nossa casa, de nossos sonhos termina por contaminar as nossas relações com os outros e, por fim, entranha-se em cada um de nós, penetrando-nos os ossos e a alma”, diz Sandra Vargas, que dirige o espetáculo ao lado de Luiz André Cherubini.

A pesquisa do novo espetáculo teve como ponto de partida a exploração da linguagem do Teatro de Objetos – onde objetos cotidianos deflagraram as diferentes ações e situações – e a MEMÓRIA como mote principal. A montagem põe lado a lado cenas de uma dramaturgia intimista e delicada, de diálogos simples e diretos, e cenas sem palavras, coreografadas, revelando a humanidade possível em uma atmosfera de vazio e desolação.
A música do paranaense Arrigo Barnabé e uma canção do carioca Geraldo Roca, na voz do cantor sul-mato-grossense Márcio de Camillo, embalam esta montagem paulistana, que conta, ainda, com figurinos do estilista mineiro João Pimenta e iluminação do carioca Renato Machado, fazendo de Escombros um espetáculo que representa muitos cantos do país em que vivemos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sinopse
Escombros trata da destruição dos relacionamentos em um mundo que está desabando. Pessoas que perderam tudo andam sobre escombros e tentam, apesar de toda a desesperança que paira no ar, compreender como tudo se perdeu sem que se dessem conta: são seres incapazes de recompor um mundo que não existe mais e que, apesar disso, insistem em manter-se de pé.

Ficha técnica
Criação: Grupo Sobrevento
Direção: Sandra Vargas e Luiz André Cherubini
Dramaturgia: Sandra Vargas
Elenco: Sandra Vargas, Luiz André Cherubini, Maurício Santana, Sueli Andrade, Liana Yuri e Daniel Viana
Cenografia: Luiz André Cherubini e Dalmir Rogério
Adereços: Sueli Andrade e Liana Yuri
Iluminação: Renato Machado
Figurino: João Pimenta
Música original: Arrigo Barnabé
Canção final composta por Geraldo Roca e interpretada por Márcio de Camillo
Assessoria de imprensa: Márcia Marques – Canal Aberto

Temporada até 17 de setembro de 2017
Sexta, sábado, domingo e segunda, às 20h.
Espaço Sobrevento – Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Mooca. Tel. (11) 3399-3589.
Entrada franca. Bilheteria abre uma hora antes. Reservas: [email protected]
Duração: 60 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Capacidade: 60 lugares
Acesso a cadeirantes. Não tem estacionamento.
Realização: Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.