Em São Paulo – Fica em cartaz até o dia 22 de outubro no Mezanino do Centro Cultural FIESP, o espetáculo Enquanto Ela Dormia, com direção de Eliana Monteiro e dramaturgia de Carol Pitzer.

Em cena, a atriz Lucienne Guedes dá vida à personagem Dora. A ficha técnica ainda tem Guilherme Bonfanti no desenho da luz, Marisa Bentivegna na cenografia, Marichilene Artisevskis no figurino, Erico Theobaldo na trilha sonora, Antônio Duran no dramaturgismo e Bruna Lessa no vídeo.

O texto foi escrito por Carol Pitzer em 2016, no Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. O enredo conta a trajetória de Dora, uma professora de literatura, que presencia uma cena de abuso em um ônibus, fato que desperta memórias submersas de sua infância. O argumento do texto nasceu do relato de uma amiga à dramaturga, que começou então a observar os abusos diários vividos pelas mulheres e a se questionar sobre os mecanismos usados para minimizar, esconder, disfarçar, apagar essas violências. “Percebi que não só a sociedade nos cala, mas que nosso próprio corpo apaga certas lembranças dolorosas como forma de nos manter vivas”, conta Carol.

Para elaborar a encenação, a diretora Eliana Monteiro propôs uma pesquisa artística a toda equipe de criação sobre três eixos temáticos. “O primeiro foi o dos contos de fadas, que participam da construção do imaginário universal do feminino. Outro eixo pesquisado foram as histórias de amputações as quais a mulher foi submetida para caber em uma sociedade patriarcal. E por último, as memórias de uma história de amor”, explica Eliana.

Fruto de um processo colaborativo, a peça Enquanto Ela Dormia apresenta uma investigação no campo das artes plásticas e da fotografia, em especial a obra da fotógrafa norte-americana Francesca Woodman.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“(…) O ônibus não ‘tava’ tão cheio. Ele não precisava ‘tá’ tão grudado em mim. Eu olhei pra cara dele. Ele fingiu que não viu e continuou se roçando no meu braço. Eu tirei o braço. Guardei o livro. Me levantei.(…)”

Sinopse
Enquanto Ela Dormia conta a história de Dora, personagem submetida a convenções sociais predominantemente formuladas pelo gênero masculino. Quando motivada por acontecimentos cotidianos, Dora traz à tona seus próprios traumas, frutos de uma sociedade patriarcal enraizada. Com uma temática emergente e atual, o espetáculo aproxima o público do universo feminino ao demonstrar os abusos, violências e a constante marginalização social do gênero. O enredo desenvolve uma atmosfera dramática, que demonstra e reflete sobre questões da subjetividade da mulher.

Ficha Técnica
Concepção e Direção: Eliana Monteiro
Texto: Carol Pitzer
Atriz: Lucienne Guedes
Dramaturgismo: Antonio Duran
Desenho de Luz: Guilherme Bonfanti
Cenografia: Marisa Bentivegna
Figurino: Marichilene Artisevskis
Trilha sonora: Erico Theobaldo
Vídeo: Bruna Lessa
Voz off: Antônio Duran e Cibele Bissoli
Assistente de Direção e Direção de Cena: Isabella Neves
Assistente de Dramaturgismo: Bruna Menezes
Assistente de Iluminação: Aldrey Hibbeln e Danielle Meireles
Assistente de Cenografia: Amanda Vieira
Cenotécnicos: Cesar Rezende Santana (Basquiat), Fernando Lemos Silva, Ricardo Oliveira e Zito Lemos
Costureira: Judite Gerônimo de Lima
Operação de Luz: Aldrey Hibbeln
Operação de Som: Tomé de Souza
Video Mapping: Michelle Bezerra
Produção Executiva: Andrea Pedro
Assistente de Produção: Leonardo Monteiro
Assessoria de Imprensa: Márcia Marques – Canal Aberto
Designer Gráfico: Luciana Facchini
Fotos: Mayra Azzi
Supervisão Geral: Eliana Monteiro
Realização: SESI-SP

Enquanto Ela Dormia
Temporada: 2 de agosto a 22 de outubro de 2017
Horários: quarta a sábado, às 20h30, e domingo, às 19h30
Local: Mezanino do Centro Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Capacidade: 50 lugares
Duração: 70 min
Recomendação: 16 anos
GRÁTIS. Reservas antecipadas de ingressos pelo site www.centroculturalfiesp.com.br. Ingressos remanescentes serão distribuídos no dia do espetáculo, de acordo com o horário de funcionamento da bilheteria (quarta a sábado, das 13h às 20h; domingo, das 11h às 19h30).
Mais informações AQUI