No próximo sábado, 2, às 17h, será exibido como parte do ciclo Cinema & Literatura, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, com curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira, o filme “Silêncio”, de Martin Scorsese, baseado no romance homônimo de Shusaku Endo.

Martin Scorsese levou quase 30 anos para realizar o sonho de filmar “Silêncio”, uma alentada adaptação do livro do autor japonês Shusaku Endo que lida com temas caros ao diretor, um ex-seminarista, como fé, ambiguidade e autoquestionamento.

Ambientada no século 17, a história gira em torno de três jesuítas portugueses no Japão: Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield), Francisco Garpe (Adam Driver) e Cristóvão Ferreira (Liam Neeson). Os dois primeiros partem para o Japão em 1640, anos depois de ter sido proibida a entrada de padres católicos no país. Naquele momento, a prática da religião cristã havia sido proibida e os desobedientes, submetidos a torturas e mesmo à morte.

Rodrigues e Garpe vão em busca do padre Ferreira, que foi seu mestre e de quem não se tem notícias seguras há anos. Boatos dão conta de que ele renunciou à fé, no que não acreditam seus jovens discípulos.

Ambientado no início do século XVII, o romance Silêncio, publicado em 1966, é consensualmente apontado como a obra-prima de Shusaku Endo. Nele, o xogunato japonês está empenhado na extirpação do cristianismo por meio da tortura e do massacre. Notícias chegam ao Vaticano dando conta de que um respeitadíssimo missionário jesuíta, Padre Ferreira, renunciou à sua fé sob pressão. O padre português Sebastião Rodrigues, que tem Ferreira como mentor espiritual, é enviado ao Japão para encontrá-lo. Trata-se de uma arriscada missão que logo sai dos trilhos.

O ciclo “Cinema & Literatura” acontece desde agosto de 2011, sempre exibindo, no primeiro sábado de cada mês, adaptações cinematográficas de obras literárias. A exibição é gratuita e seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
rua Regente Feijó, 859
Centro