No próximo dia 19 de agosto, o conjunto arquitetônico histórico da Fazenda Atibaia, em Sousas, representativo dos Ciclos da Cana-de-Açúcar e do Café, será o palco de Arte Múltipla, evento que reunirá a diversidade das linguagens artísticas e da produção cultural de Campinas e região. O evento tem a produção artística de Ligia Testa, que também assina a direção artística, ao lado de Liliana Testa e Rosa Gomes. O evento é aberto ao público, terá entrada gratuita e palestras para arquitetos e designers convidados.

Entre 11h e 17h, acontecem palestras sobre patrimônio histórico e decoração e vários pocket shows, além de exposição de obras em pintura e escultura do artista internacional Adelio Sarro e também de Sandra Pardo Sarro e dos fotógrafos Paulo Altafin, Marcio Pilot, Daniel Gallo e Daniel von Atzingen.

Ao longo do dia, serão oferecidas opções de comida de Bikefood. Para encerrar a programação, quatro números de ballet da Academia Íris Ativa/Lina Penteado.

A Fazenda Atibaia, no distrito de Sousas, é representativa do patrimônio histórico remanescente do Ciclo da Cana-de-Açúcar e do Café. Foi construída no final do século 18 e ampliada no século 19. O restauro da Fazenda Atibaia durou 10 anos, pelas mãos da arquiteta Ana Villanueva, cuja trajetória profissional tem estreita ligação com a proteção e conservação do patrimônio histórico local e regional. Detalhes do processo de restauração serão apresentados pela própria Ana Villanueva na primeira atividade do evento às 11h.

Às 14h, outra palestra será ministrada pelo artista plástico e decorador Marcos Garcia. Ele falará sobre o papel da arte como fator determinante na exclusividade e inovação do projeto decorativo. Marcos Garcia tem formação na França e Bélgica. Durante a programação, os convidados terão a oportunidade de conhecer a Fazenda Atibaia.

As artes plásticas e visuais estarão presentes no evento com obras em pintura, escultura e fotografia, como as esculturas de Adelio Sarro, que estarão espalhadas pelos jardins da Fazenda Atibaia. Adelio Sarro levará cerca de 40 esculturas e número semelhante de pinturas, que estarão expostas na galeria da fazenda. Nascido em Andradina, Adelio Sarro é hoje um dos pintores brasileiros mais conhecidos na cena internacional.

As artes visuais estarão representadas com obras de quatro expoentes da fotografia contemporânea, que serão expostas em salas especiais da Fazenda Atibaia: Paulo Altafin, Marcio Pilot, Daniel Gallo e Daniel von Atzingen.

A Academia Íris-Ativa Lina Penteado apresentará por volta de 16h30 quatro números: 1. Grand Pas de Deux de “Dom Quixote” com Camila Serra e Carlos Santos (ex-bailarino da Cia Joburg, Johannesburg, África do Sul); 2.”A Morte do Cisne”, com Daniela Steck; 3. Grupo Juvenil, com coreografia premiada de Luciana Checchia: “Sopro da Alma”; e Grupo Adulto, com coreografia premiada de Ana Lúcia Ferraz: “Ao redor do luar”.

Entra as atrações musicais do evento estão: Chorus Music, Instituto Anelo, Rabeca Cultural e Lucas Carrasco e Quarteto. A direção artística será de Rosa Maria Gomes, que é diretora da Chorus Music.

O Instituto Anelo é uma associação civil sem fins lucrativos, que oferece ensino musical gratuito para crianças e adolescentes da região do Jardim Florence II. Já atendeu a mais de 2.500 alunos.

Rabeca Cultural é um espaço de várias artes, localizado no Distrito de Sousas, em Campinas. Estará representado no Arte Múltipla com trio formado por ha Machado (voz e violão), Marcelo Spínola (piano) e Lígia Thomé (voz).

A Chorus Music é uma escola de música de Campinas. A escola estará representada por dois grupos, um de jazz e outro voltado à música pop e MPB. Lucas Carrasco e Quarteto tem uma formação jovem e que vem se destacando na cena jazz de Campinas e região.

O evento também terá perfil beneficente. Parte da renda será destinada às Casas Lares Uniasec, uma instituição localizada na Vila Teixeira que presta serviços de alta complexidade para 40 crianças encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude.

ARTE MÚLTIPLA
DATA: 19 de agosto
HORÁRIO: 11 às 17 horas
LOCAL: Fazenda Atibaia, avenida Mario Garnero, distrito de Sousas, Campinas, São Paulo
ARTES PLÁSTICAS: Adelio Sarro e Sandra Pardo Sarro
FOTOGRAFIA: Paulo Altafin, Marcio Pilot, Daniel Gallo e Daniel von Atzingen
MÚSICA: Chorus Music, Instituto Anelo, Rabeca Cultural e Lucas Carrasco e Quarteto
ALIMENTAÇÃO: Opções de bikefoods.
PÚBLICO: ARTE MÚLTIPLA é um evento para o público em geral, com entrada gratuita. O estacionamento é com vallet e pago. Haverá palestras especiais para arquitetos e designers convidados.