A mostra Arquivo 17, da artista Fernanda Grigolin, pode ser vista até o dia 9 de setembro no Museu da Imagem e do Som de Campinas.

Arquivo 17 contempla trabalhos em vários formatos, como instalação, vídeo, fotografias e publicações. A exposição também prevê a fomentação de debate e três visitas guiadas para estudantes e moradores de cidades vizinhas. O horário de funcionamento será sempre das 18h às 22h entre os dias 24 de agosto e 09 de setembro.

Arquivo 17 é um projeto de artes visuais idealizado pela artista Fernanda Grigolin que parte do seu levantamento de pesquisa e documentação sobre o universo das pessoas trabalhadoras no Brasil no início do século XX, passando pela Primeira Grande Greve Operária, ocorrida no ano de 1917. Uma mulher, apontada pela artista nos registros acolhidos, é a narradora do projeto que expressa sua subjetividade por meio de um arquivo: fatos históricos são convertidos em vivências interiores. Para a construção da narrativa, Fernanda se debruça no imaginário dos ativistas anarquistas do passado e, com o olhar de hoje, aproxima as lutas pela vida com as reverberações sociais atuais, 100 anos depois.

Os visitantes também poderão apreciar fotografias, mapas e vídeos e um livro de artista feito de clichês fotográficos e tipografia. O acesso às fontes primárias pertencentes à coleção Edgard Leuenroth do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL – IFCH/Unicamp) permitiu que Grigolin estudasse técnicas e métodos de impressão de cem anos atrás, compreendendo como eram construídos e realizados os materiais impressos pelos anarquistas.

De acordo com a curadora Paola Fabres, o livro de artista é um exercício de liberdade. “Emancipadas, as imagens ocupam livremente o espaço da folha. Se deslocam e se alastram, invadem fronteiras e ativam as bordas, juntas ou separadas, aceitando suas próprias existências a partir da conjuntura coletiva e individual. A liberdade é quem rege essa dinâmica e é quem ativa no impresso um conceito constituinte de autonomia e autenticidade.” O Livro de artista será exibido em uma mesa construída especialmente para ele.

Na parede haverá também uma biblioteca de 14 edições fac-símiles de livros anarquistas, escritos entre 1900 e 1950. A biblioteca também é uma apropriação da Coleção Edgard Leuenroth (AEL – IFCH/Unicamp) e foram escolhidos livros de ativistas e teóricos anarquistas do século passado, em especial as mulheres, como Emma Goldman e Maria Lacerda de Moura.

Foi também no acervo da Universidade Estadual de Campinas que Fernanda teve acesso ao jornal A Plebe: um periódico criado para difundir os ideais anarquistas e um dos veículos de ação direta da própria Greve de 1917. Uma das edições de A Plebe, inclusive, a artista reproduziu, e vem juntamente com o Jornal de Borda, periódico de arte contemporânea que Fernanda idealiza e edita em tiragem de 5 mil exemplares. No site do projeto já está disponível uma prévia de cada um dos trabalhos.

Fernanda Grigolin é artista visual, editora e pesquisadora doutoranda em Artes Visuais na Unicamp. Por 10 anos, foi ativista de movimentos sociais no Brasil e na América Latina. Possui especialização em Direitos Humanos (USP) e é mestra em artes visuais na Unicamp. Já participou de festivais e exposições no Brasil e no exterior. Recebeu os seguintes prêmios: Funarte Marc Ferrez de Fotografia (2012), Proac Livro de Artista (2014), Proac Publicações (2015) e Proac Artes Visuais (2016). Realiza os projetos Tenda de Livros (www.tendadelivros.org) e Jornal de Borda (www.tendadelivros.org/jornaldeborda). Atualmente vive e trabalha em Campinas (SP).

Para conhecer todas as pessoas envolvidas no projeto, basta acessar o site.

Mais informações no evento criado nas redes sociais. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Arquivo 17, de 24 de agosto e 09 de setembro

Abertura da exposição Arquivo 17, de Fernanda Grigolin, com Bate-papo com Fernanda Grigolin, Regina Melim e Mariano Klautau, mediação de Paola Fabres
Data: 24/08
Horário: 18h às 22h.

Atividades de visitação:

Visita guiada para estudantes do EJA:
25/08 (sexta-feira)
Horário: 18h às 22h

Visita guiada para convidados de São Paulo, Piracicaba e Limeira, com bate-papo com Fernanda Grigolin e Paola Fabres.
26/08 (sábado)
Horário: 18h às 22h

Visita guiada de encerramento, com Bate-papo com Christina Lopreato, Fernanda Grigolin, Fernando de Tacca e Samanta Colhado
09/09 (sábado)
Horário: 18h às 22h

Onde: Museu da Imagem e do Som ( Rua Regente Feijó, 859 – Palácio dos Azulejos. Centro. Campinas)
Visitação: terça a sábado, 18h às 22h

O projeto conta com o apoio do Proac, da Secretaria de Cultura de São Paulo.
Arquivo 17 tem curadoria de Maíra Endo e Paola Fabres, com produção de Maira Endo e Paula Monterrey.