Por Luís Fernando Praga

Admiro, respeito e considero seres humanos iluminados, pessoas como Dalai Lama, o Papa Francisco, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Jesus Cristo, Mãe Menininha do Gantois, Chico Xavier, Dom Helder Câmara, cada qual com suas ideologias, crenças e definições de “deus” diferentes. Minha ignorância não me permite citar líderes pacifistas judeus, muçulmanos e de tantas outras vertentes religiosas, mas sei que os há; também os admiro e respeito. Sei que são (ou foram) seres humanos passíveis de falhas e suas falhas não diminuem minha admiração. Não tenho nenhum motivo para questionar a fé de pessoas como estas ou de afrontar o Deus em que elas creem.

Também admiro ateus, como José Mujica, Charles Chaplin, Neil DeGrasse Tyson, Stephen Hawking, Dráuzio Varela, Carl Sagan, Chico Buarque, entre tantos outros.

Todo ser humano deve ser respeitado, mas aquele que deseja e age pelo bem de seu semelhante, independente de qualquer variante, das crenças ou da falta delas, deve ser admirado e servir de exemplo para a sociedade.

Mas que fique claro: se o seu deus é um mercenário, intolerante, interesseiro, cheio de preconceitos e mentiroso; se seu deus é seletivo na hora de amar e de fazer justiça; se ele é, por exemplo, o deus da bancada evangélica, você tem a minha piedade e meu respeito, no sentido de desejar que você acorde e evolua, mas não lhe admiro! Devido a este respeito, sinto-me obrigado a alertar que você, na melhor das hipóteses, está sendo manipulado e agindo de forma covarde e ignorante; que nenhum deus precisa mandar seus fiéis a uma guerra que ele deseje vencer, e que nenhum deus precisa do seu dinheiro, muito menos de políticos corruptos para representá-lo. Você não é um fiel, é um cordeiro e um inocente útil!

Não tenho respeito por este deus com que lhe iludiram e que nos prejudica a todos! Confronto, questiono e sempre lutarei pelo esclarecimento contra este seu deus. Não tenho medo do seu deus, não tenho medo do seu inferno e não respeito nem acredito neste seu céu elitista, que reflete o pior do que temos na Terra. Temo, sim, o prejuízo social e os danos à liberdade que o avanço de fanáticos por este tipo de deus pode espalhar pelo mundo.

Por isto, lhe respeito, assim como aos seus líderes religiosos e políticos, também como respeito às serpentes, mantendo distância segura. Sei do perigo que vocês representam e sei que não vou transformá-los em pessoas menos perigosas ou mais exemplares para a sociedade.

Não quero vocês perto da minha família ou das pessoas que amo. Não quero contar com vocês para nada, enquanto forem assim, perigosos. Não quero que vocês morram, mas sei que vocês são capazes de matar, de serem odiosos, preconceituosos, cruéis e de agirem pelo retrocesso da humanidade. Caso estejam satisfeitos com este deus malvado, fiquem com ele para vocês e não o empurrem para mais ninguém! Eu não tenho que engolir o ódio travestido de amor deste seu deus nem suas crenças bizarras!

A vida é mais leve, feliz e colorida longe de vocês! De boa, fiquem longe de mim!