O documentário Geração Ritalina será exibido no próximo dia 19 de agosto, às 18h, na 3ª edição do Cine Resista. Gustavo Aguiar, diretor do documentário é também uma das personagens do filme. Diagnosticado com déficit de atenção e bipolaridade, ele busca autoconhecimento e dialoga com pessoas com condições parecidas. As personagens abordam suas insatisfações, ansiedades, emoções e questionamentos sobre a doença.

Discutindo assuntos como medicalização, medos, depressão, manias, dificuldade para dormir, alterações de humor, tentativa de suicídio e síndrome do pânico, o filme busca mostrar o ponto de vista de quem sofre de algum transtorno, sem a interferência de especialistas, familiares ou pessoas alheias à doença.

Para o bate papo que ocorre após a exibição do filme, o Cine Resista contará com a participação de Raquel Souza Lobo Guzzo, que é professora Titular da PUC-Campinas. Ela é graduada em Psicologia pela PUC-Campinas e possui Mestrado e Doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento pela USP. Realizou Estágio Pós-Doutoral na University of Texas/ USA em Avaliação Psicológica e na University of Rochester /USA em Desenvolvimento de Programas de Prevenção em Saúde Mental.

Antes da exibição do filme, às 17h30, o público pode conferir um breve show musical. Nesta edição, o convidado é José Ramirez que apresentará um repertório de músicas latinas. Os interessados em apresentar nas próximas edições do Cine Resista ou mesmo realizar exposições de trabalhos artísticos, podem entrar em contato com a organização do evento pelo e-mail: [email protected] (Carta Campinas com informações de divulgação)

19/08 – Cine Resista!
17h30 – Apresentação musical José Ramirez Música Latina
18h – Exibição do documentário “Geração Ritalina”. Direção: Gustavo Aguiar (2016). Duração: 46’. Classificação indicativa: 12 Anos
19h – Debate com a psicóloga Raquel Guzzo
Entrada gratuita.
Local: Sede do Psol Campinas – R. Hilário Magro Júnior, 97 – Bosque, Campinas. Tel: (19) 2511 6957