No próximo sábado, 22, a partir das 16h30, acontece no Jardim do Galpão do Sesc Campinas um show com o trio Macaco Bong, apresentando o repertório completo do álbum Nevermind, do Nirvana.

O trio, formado na cidade de Cuiabá (MT) no ano de 2004, cravou em muitos ouvidos um combinar experimental de stoner rock com música negra, folclórica e psicodélica, ganhando notoriedade em grandes festivais nacionais e estrangeiros como um quarteto de rock instrumental. Porém, no ano seguinte, o grupo se tornou um power trio.

Sua formação se firmou com Bruno Kayapy (guitarra), Ynaiã Benthroldo (bateria) e Ney Hugo (baixo). Apesar do rock instrumental não ser um gênero muito popular, a banda se destacou no cenário independente brasileiro participando do circuito Fora do Eixo, sendo atração em festivais como o Grito Rock (MT), Calango (MT), Goiânia Noise Festival (GO), MADA (RN), entre outros.

Seu primeiro álbum, Artista Igual Pedreiro, foi lançado em 2008. Com influências de post-rock e jazz, a música do Macaco Bong recebeu críticas positivas. Na sequência, o trio lançou o EP Verdão e Verdinho, em 2011 e o segundo álbum, ‘This Is Rolê’, em 2012. ‘This Is Rolê’ saiu numa época que a banda passou por turbulências, como a saída de Ynaiã e Ney, e seu afastamento do coletivo Fora do Eixo. Após as turbulências que quase puseram um fim na carreira do grupo, Bruno Kayapy reformulou o Macaco Bong. Em 2014 saiu o single “Black Marroca”. No ano seguinte foi lançado o terceiro álbum, Macumba Afrocimética, com Kayapy acompanhado de Julito Cavalcante (baixo) e Daniel Fumega (bateria). Agora, em 2016, Macaco Bong lança seu quarto e mais recente álbum, o auto-intitulado Macaco Bong, pelo selo Sinewave em parceria com o +Instrumental, selo da própria banda.

Mesmo com tanto material autoral para contemplar o público, Macaco Bong agora também investe num set incomum e apresentações especiais do repertório completo de Nevermind, álbum seminal do Nirvana e que catapultou o então desconhecido grunge para o mundo das grandes gravadoras, em 1991. Referência para a banda, que sempre usou muitos pedais de distorção, recriar o clássico Nevermind para sua linguagem virtuosa e instrumental foi um trabalho de criatividade e horas testando frases de guitarra, experimentando timbres e fazendo a cozinha (baixo e bateria) assumir um protagonismo próprio, assim como o fizeram Krist Novoselic e Dave Grohl.

Este repertório de versões do Nirvana resguarda a identidade do Macaco Bong com muito groove e desconstrói as melodias com novos arranjos. Interpretado com audácia pelos integrantes, o tracklist foi pensado para ser mais pesado e com outra marcação de tempo, o que garante manter a assinatura bonguiana.

Nessa apresentação única no Sesc, o trio mostra essas composições com nostalgia revisitada para o público que poderá ter o melhor de dois mundos: um álbum clássico em versão totalmente inédita.

Macaco Bong é formado por Bruno Kayapy (guitarra), Daniel Hortides (baixo) e Daniel Fumegaladrão (bateria). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Macaco Bong toca Neverwind
Sábado, 22 de julho
Sesc Campinas | Rua Dom José I, 270/333 | Bonfim | Campinas (SP)
Horário: 16h30
Gratuito