Uma série de atividades públicas e gratuitas serão realizadas em Campinas para promover, apoiar e proteger o aleitamento materno.

Os eventos acontecem durante a semana de 1 a 7 de agosto, na comemoração da 25ª Semana Mundial da Amamentação

Estão programadas palestras, oficinas e rodas de conversa para que mães e futuras mães possam trocas experiências, tirar dúvidas e receber orientações práticas seguras sobre amamentação.

Dois eventos públicos e gratuitos merecem destaque na semana: mães e profissionais e saúde vão se reunir na Pedreira do Chapadão, em Campinas, dia 3 de agosto, quinta-feira às 15h para um “Piquenique Materno”, onde cada uma leva seu lanche e pode participar de uma roda de conversa, atividades de entretenimento como dança entre mães e bebês envoltos no sling (carregador de bebê).

O segundo grande evento será no domingo (6/8), com um ‘Mamaço’ no Centro de Convivência Cultural de Campinas. A partir das 10h da manhã, mães vão se reunir para amamentar os filhos, trocar experiências e participar de atividades sobre o tema. Basta chegar e participar.

Segundo Karina Falsarella, uma das organizadoras, a ideia é unir mães e profissionais da cidade e da região em prol de um bem comum: promover o aleitamento materno. “Os benefícios para a criança que é amamentada são inúmeros e se perpetuam por toda a vida. O importante é que os bebês recebam o leite materno, mesmo nos casos em que a mãe não pode amamentar. Nosso objetivo é de esclarecer e chamar a atenção para esta importância, auxiliar as mães, empoderá-las em todo processo também do pós-parto”, explica. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja depoimentos de mães:

Depoimento sobre amamentação: julgamento, cesária e pesquisa acadêmica

Depoimento sobre amamentação: muita dificuldade até ter a orientação correta

Depoimento sobre amamentação: amamentar gêmeos e ainda doar leite

Depoimento sobre amamentação: um verdadeiro privilégio

Depoimento sobre amamentação: aleitamento prolongado

Depoimento sobre amamentação: mãe de gêmeos

Depoimento sobre amamentação: leite em livre demanda

Depoimentos sobre amamentação: aleitamento com prótese mamária

Depoimento sobre amamentação: dificuldades logo após o parto

Depoimentos sobre amamentação: o bebê perdeu peso no início

Programação

Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM
Quando: De 1 a 7 de agosto em Campinas e região
Acompanhe mais detalhes e ajude a divulgar as atividades nas redes sociais.
Programações Públicas e Gratuitas da SMAM:
03/08 – Quinta-feira:
15h – “PIC NIC MATERNO” – Pedreira do Chapadão – Campinas Cada pessoa levará seu próprio lanche para o pic nic coletivo. Entretenimento entre mães e profissionais. Roda de conversa com a psicóloga Ângela Lopes, com a dentista Ortodontista Diana Nogueira, a Odontopediatra e Amamentóloga Karina Falsarella e consultora do sono Larissa Godoi.

06/08 – Domingo:
10h – “HORA DO MAMAÇO”. Movimento de junção de várias mães no mesmo horário amamentando juntas. Entretenimento entre mães e profissionais e diversas outras atividades. No Centro de Convivência Cultural Campinas.

08/08 – Terça:
13:30h – “SEMINÁRIO MUNCIPAL”. Promovido pelo comitê de Aleitamento materno da cidade, com apoio da Prefeitura de Campinas. No Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.

Programações Diversas, com vagas limitadas e inscrições Prévias – SMAM
01/08 a 07/08 – Grupos de apoio a gestação e amamentação terão programação especial durante a SMAM, podemos citar o Grupo Vínculo Dina de Paoli 19 99177-3753 e Mulheres Empoderadas Gisele Leal 19 9 8102-0880.