O Cineclube Catavento lançou a sua programação do Segundo Semestre de 2017 e celebra mais uma temporada de circulação e difusão aberta e gratuita de filmes nacionais alternativos e/ou independentes.

Todos estão convidados a participar das sessões de exibição de filmes nacionais e dos debates temáticos dentro do circuito independente e/ou alternativo de cinema da atualidade. A curadoria desse semestre vai de julho a dezembro de 2017 e conta com a parceria de circulação de grandes iniciativas e atores na tarefa de circulação e difusão de filmes no Brasil. Esses parceiros são o Taturana Mob, o Moinho Coletivo, MIS Campinas, Mídia Livre Vai Jão, entre outros.

Com uma exibição sempre na última quinta-feira de cada mês, as sessões do Cine Catavento acontecem no Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) sempre às 19h30, gratuitamente. Sempre após as sessões, há a discussão sobre o filme e as temáticas levantadas. Veja abaixo toda a programação completa.

O Cineclube Catavento prioriza a circulação livre de filmes nacionais e o acesso ao conhecimento por meio do audiovisual em uma curadoria participativa e colaborativa entre redes, grupos produtores e movimentos sociais. Neste meio de ano, o Cineclube Catavento completa 5 anos e meio de atuação contínua dentro do Museu da Imagem e do Som de Campinas e tem a perspectiva também de levar cineclubes para espaços públicos, praças, ocupações urbanas, escolas, centros culturais, entre outros. Essas iniciativas são fundamentais para que as ações cineclubistas se efetivem e haja a disponibilização e o acesso ao conhecimento por meio do audiovisual de forma pública, livre e gratuita. Vem exercendo a função social de ser um ponto exibidor de filmes brasileiros alternativos e/ou independentes, filmes com uma interface com os direitos humanos, a cidadania e as experimentações linguísticas necessárias para a concepção de outros nichos de cinema, mais populares e representativos.

27 de Julho

Filme: “A noite do Espantalho” – Ficção – Brasil (1974)
Realização: Sérgio Ricardo
Sinopse: Acompanhe um cordel em forma de obra cinematográfica. Conduzido pelo cantor Alceu Valença, que interpreta um espantalho, o filme narra a história de Zé Tulão, que encoraja os colonos a se rebelarem contra um coronel.

31 de Agosto

Filme: “Eu sou a próxima” – Documentário – São Paulo (2017)
Realização: Coletiva Luana Barbosa
Sinopse: Foi construído com relatos de mulheres lésbicas, principalmente negras, sobre as violências sofridas e direitos apagados. O documentário será apresentado em memória de Luana Barbosa, mulher negra lésbica e periférica assassinada exatamente um ano antes por policiais militares.O caso de Luana foi arquivado pelo Ministério Público. Você pode conferir mais informações sobre o caso nessa reportagem da Ponte, e nessa reportagem do Alma Preta.

28 de Setembro

Filme: “Cidade Oculta” – Ficção – Brasil (1986)
Realização: Chico Botelho
Sinopse: Anjo (Arrigo Barnabé), depois de cumprir 7 anos na cadeia, reencontra seu antigo comparsa, agora chefe de uma organização, e se vê às voltas com a estrela do submundo Shirley Sombra (Carla Camurati), além de arrumar inimizade com um policial corrupto (Cláudio Mamberti).

26 de Outubro

Filme: “Ouvidores de Vozes” Documentário – Ribeirão Preto-SP (2017)
Realização: Bruno Tarpani
Sinopse: “Eu ouço vozes”: essa é uma realidade vivida por muitas pessoas que estão em tratamento psiquiátrico na rede pública de saúde. O documentário Ouvidores de Vozes acompanha o cotidiano de algumas dessas pessoas, mostrando como lidam com essas vozes em suas vidas. A partir da inserção da equipe de filmagem no dia a dia dessas personagens, suas histórias e as opiniões de seus familiares e próximos acerca de sua condição serão conhecidas. O documentário dialoga diretamente com os valores e missão do Canal Futura, na medida em que sua realização e exibição têm como objetivo a fomentação da cidadania, dando visibilidade a questões tratadas com preconceito pela sociedade.

30 de Novembro

Filme: “Corpo Delito” – Documentário – Brasil (2017)
Realização: Pedro Rocha
Sinopse: Ivan, 30, acaba de sair da cadeia depois de oito anos preso. Ele agora está de volta à sua casa, de volta ao convívio de sua esposa, Gleice, e de sua filha, Glenda, de seis anos, que ele mal conhece. É uma chance de retomar a vida. No entanto, o passado ainda o atormenta. Ivan está em liberdade condicional. Uma tornozeleira eletrônica o proíbe de de fazer qualquer trajeto que não seja o de casa para o trabalho, do trabalho para casa. Por determinação da Justiça, ele precisa cumprir uma rotina de 8 horas diárias apertando parafusos numa fábrica. À noite, ele não pode sair de casa. Aos poucos, Ivan passa a não aceitar mais essa condição.

14 de Dezembro

Filme: “Charlote SP” – Ficção – Brasil (2016)
Realização: Frank Mora
Sinopse: No Brasil, ela encontra um velho amigo, um profissional do audiovisual, Marcelo Scorsésar (vivido pelo ator Guilherme Leal) que vai ajudá-la nessa nova vivência. Charlote vai descobrir na cidade, desigual e caótica, seu novo destino. Neste filme, São Paulo não é apenas um cenário estático: mais apropriado seria dizer que a cidade percorre cada um dos personagens, mais do que por eles é percorrida. Estes dois mundos, o de Charlote e o de Marcelo, resumem as contradições que fazem desta metrópole um dos lugares mais vibrantes e desafiadores do mundo.