O investimento público do governo federal despencou após o golpe parlamentar de 2016.

O Brasil terá, em 2017, a menor taxa de investimento dos últimos 15 anos, ou seja, algo só comparável aos piores anos do governo de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. E até as organizações Globo mostram isso.

Segundo reportagem de Martha Beck, Manoel Ventura e Geralda Doca, publicada esta semana em O Globo, “as obras importantes de infraestrutura estão paradas por falta de recursos. Diante disso, o Brasil caminha para fechar o ano com a pior taxa de investimento dos últimos 15 anos. Segundo levantamentos feitos por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo pesquisador do Ibre/FGV Manoel Pires, nesse período, a taxa de investimento do governo federal atingiu seu nível mais baixo, de 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2003″.

Em 2003 foi o início do governo do ex-presidente Lula. Durante os anos dos dois governos petistas, Lula e Dilma, as taxas se mantiveram altas, mesmo em períodos de crise. Mas após o golpe parlamentar do ano passado, as taxa de investimento despencou, o que atola o país na crise e dificulta a retomada do crescimento.