Um evento paralelo à reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) pretende apresentar uma discussão crítica a respeito das políticas e da produção de Ciência e Tecnologia (C&T) no país.

Nos próximos dias 18 e 19 de julho será realizado o seminário Universidade e política de C&T: por uma ciência e tecnologia para o povo, na Faculdade de Educação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

A proposta de realização do evento de forma paralela à reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem por objetivo marcar oposição à postura da entidade, que defende políticas de privatização da ciência e que não abre espaços para debates e discussões de políticas tão controversas, como é o caso do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Será mais uma atividade do ANDES-SN, desta vez junto com o MCTP, que busca criticar as diversas formas de vinculação da universidade e do conhecimento científico e tecnológico aos imperativos de lucratividade do capital em detrimento dos problemas vividos pela imensa maioria do povo brasileiro”, aponta Epitácio Macário, 3º tesoureiro e um dos coordenadores do GTCT (Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia) do ANDES-SN.

Macário destaca que no seminário serão discutidos temas como a dependência, o colonialismo cultural, a política industrial que destrói as comunidades tradicionais e modos de vida dos povos originários, bem como os impactos da lei da inovação e do Marco Legal. “A intenção é produzir conhecimentos e municiar a ação política do movimento social e sindical que defende um sistema público de C&T voltado para as maiorias do nosso povo”, afirma.

A iniciativa é do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), em parceria com o MCTP (Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública).

Recentemente, o ANDES-SN publicou a cartilha Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/16) – riscos e consequências para as universidades e a produção científica no Brasil, na qual apresenta, de forma detalhada, uma análise sobre os impactos dessa política. Aspectos que marcam o viés privatizante dessa legislação também foram destacados no Manifesto do Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública.

Confira a Cartilha: http://portal.andes.org.br/imprensa/documentos/imp-doc-1508946885.pdf

Confira o Manifesto: https://ctpublica.wordpress.com/2016/05/31/manifesto-do-movimento-pela-ciencia-e-tecnologia-publica/).

Universidade e política de C&T: Por uma ciência e tecnologia para o povo
Local: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte
Faculdade de Educação: Auditório Neidson Rodrigues

DIA 18/07/2017
18h – Abertura
18h30 – Mesa de abertura: Dependência, desenvolvimento e política de C&T na América Latina
Nildo Ouriques (UFSC)
José Domingues de Godoi Filho (UFMT-FAGEO/ADUFMAT)

DIA 19/07/2017
8h – Mesa 2: Política industrial, meio ambiente e MARCO LEGAL DE CTI
Epitácio Macário (UECE/ANDES-SN)
Rafael Lopo (GESTA-UFMG)
14h30 – Homenagem a Antonio Candido
Angélica Lovatto (ADUNESP)
16h – Lançamento de livros, revistas e cartilha
18h – Mesa 3: Universidade e política de C&T no Brasil
Luiz Fernando Reis (UNIOESTE)
Rogério Bezerra da Silva (GAPI-Unicamp / MCTP)