Por Sabrina Sevdalis

Escrevo este texto pensando que para mim todo o dia é de amamentação, e me recordo do meu primeiro dia amamentando o Pedrinho, ele com apenas alguns minutinhos de vida, teve o prazer e a felicidade de poder mamar assim que nasceu, hoje em dia sabemos que os bebês não vão para o colo das mães assim que nascem para poder mamar. E eu tive a felicidade de poder alimentar meu pequeno logo depois que ele nasceu.

Confesso que no começo não foi fácil, nem um pouco fácil… Graças a Deus eu sempre tive Muuiittoo leite, o que era bom para meu bebê e “ruim” para mim. Quantas vezes acordei de madrugada com os seios, empedrados, cheio de leite, suando frio, com febre e dores na hora de amamentar. Quantas vezes passou em minha cabeça jogar tudo para o alto e compra uma lata de leite e dar pra ele, quantas vezes eu achei que eu não seria capaz de amamentar meu filho.

Quantas e quantas vezes as pessoas me falavam: pra que passar por tudo isso, compra uma lata de NAN e da pra esse menino, quantas vezes pessoas ao invés de me incentivar na amamentação, me colocavam pra baixo, quantas vezes amamentei meu pequeno sozinha no quarto chorando em silencio pra ninguém ver meu “sofrimento”, quantas lagrimas já foram derramadas por dar mamar com os seios todo rachado.

Agora, neste exato momento escrevendo este texto, me emociono, em saber que valeu a pena passar por tudo isso, ir contra as vozes negativas, e saber que apenas o Meu Leite alimenta o meu filho, que cada mês que levo ele ao pediatra, recebo elogios do tipo: Isso esta de parabéns Mãe, apesar de você ser “miúda” você esta dando conta do recado e seu filho esta super avançado, ganhando peso, crescendo bastante, continue assim.

Ahhhhh. Isso é música para meus ouvidos, que felicidade e que orgulho eu sinto de mim e tenho certeza que meu pequeno também vai sentir. Hoje amamento meu Pedrinho em Livre Demanda, quando e a hora que ele quiser, quando acordo de madrugada e vejo que ele pode esta com fome porem esta com preguiça de acordar, amamento ele dormindo, e assim vai.

Durante esses 3 meses e 11 dias abri mão de muitas coisa por ele, abri mão de usar blusinhas, vestidos que eu gostava, para poder usar uma blusinha ou vestido mais fácil pra poder amamentar meu pequeno, abri mão dos cremes perfumados, para poder amamentar meu pequeno, abri mão do banho quente de 40 mim, para poder amamentar meu bebê, abri mão do meu serviço para poder amamentar meu bebê exclusivamente até os 6 meses, e sei que vou ter que abrir mão de muitas coisas ainda por ele, e farei isso com um sorriso enorme no meu rosto :D.

Quero agradecer meu companheiro, amigo, marido e pai, pelo apoio durante esse tempo difícil, pelas vezes que ele esteve ao meu lado me dando forças para continuar, agradecer pelo momento enquanto eu amamentava, ele enxugava minhas lagrimas, e me dizia que isso ia passar (E não é que passou hehehe) , agradecer meus pais que muitas vezes esteve ao meu lado enquanto o Pedrinho chorava de fome, eles o seguravam com força para eu poder me preparar para dar de mamar, agradecer a eles, pelas vezes que eu falava que não ia mais dar de mamar ao Pedro, que era pra eles comprar leite e dar, e eles não fizeram isso.

Agradecer principalmente a Deus, pelo tanto de leite que ele me concedeu, que ate hoje eu tenho que ordenhar para poder amamentar o Pedrinho para ele não engasgar kkkkkkk.
AMAmentar é tudo, AMAmentar foi o brinde mais abençoado que Deus me deu junto com o meu presente chamado Pedro Antonio

Desmame Gentil

Quando Pedrinho completou 3 anos e 2 meses e até ontem não dormia sem seu mamá. Pois bem, ontem como de costume na hora de dormir chamei ele pra mamar, ele não quis, eu ‘insisti’ e ele veio, não mamou nem 10 segundos e disse que não queria mais, troquei ele de peito, não  mamou nem 5 segundos e disse que não queria mais mamar.

Deitou de ponta cabeça na cama e falou baixinho: ecaaa, que nojo. E eu perguntei: Nojo do que bebê? Ele me respondeu: do mamá.  Eu riiii de início.  Perguntei se ele não iria mamar nunca mais e ele disse que não queria mamar nunca mais. (Vamos ver até quando vai durar esse nunca mais rs).

Estou muito satisfeita por poder ter amamentado ele até quando ele quisesse. Agradecida a Deus por ele ter me dado força por ter chegado ate aqui, porque só quem me acompanhou sabe o quanto que eu sofri no começo da amamentação, com dores, peito cheio, febre. Toda vez que eu tinha que amamentar era um tormento, mais não desisti, amamentava mordendo um paninho de tanta dor e chorando, mas amamentava.

Quero dizer pra vocês mulheres, que estão grávidas, que pesquisem muito sobre a amamentação, sobre o benefício da amamentação prolongada, e que não desistam de amamentar.  Eu consegui, muitas conseguiram, vocês também vão conseguir.

Lembre-se o leite materno Nuncaaaaa vira água! Deus faz tudo da melhor maneira, acredito que de hoje em diante não terei mais meu bebezinho em meus braços mamando, naquele momento só meu e deu, troca de olhares, afeto, pele a pele. Meu bebê está crescendo e eu fico muitíssimo feliz com seu desenvolvimento, estou feliz, satisfeita e orgulhosa por ter chegado ate aqui.

Obrigada meu amado filho, por ter me ensinado mais sobre o amor, sobre ser menos egoísta e por lutar com todas as minhas forças pra te ver bem  te amooooo!

Uma semana depois mais ou menos, Pedrinho teve uma febre, onde fomos para o hospital  e na hora de dar injeção ele me pediu mama, eu dei e deste então  ele começou  a mamar novamente. Estou feliz por isso, porque sei que ele também esta. É cansativo? Sim!!! Mais tudo na vida passa. Estarei sempre aqui pra quando ele quiser mamar e quando ele decidir parar, nós estaremos preparados. Com amor tudo se resolve!!!!

Veja mais depoimentos e também sobre a Semana Mundial da Amamentação.